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Análise de Custos - MEGI

Curso Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 
Unidade Curricular

Análise de Custos

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica EGI
Ano: 1º Semestre: 2º ECTS: 6.5 Total de Horas: 175.5
Horas de Contacto T: TP: 67,5  PL: S: OT:
Docente

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    Esta unidade curricular procura apresentar métodos e técnicas essenciais à análise de custos. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de:

    • Compreender a importância da organização contabilística;
    • Compreender a terminologia, conceitos e técnicas para proceder ao apuramento e tratamento de custos (gastos)/proveitos (créditos);
    • Utilizar os métodos para análise e repartição dos custos;
    • Aplicar as técnicas da análise de custos com vista a apoiar a tomada de decisão no processo de gestão das empresas.
  • Conteúdos programáticos
    1. Contabilidade Analítica vs. Contabilidade Geral
    2. Conceitos fundamentais
    3. Sistemas de articulação contabilística
    4. Métodos de acumulação de custos
    5. Os custos indiretos e a departamentalização dos custos
    6. Sistemas de custeio
  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Tendo em conta os objetivos desta unidade curricular, a metodologia de ensino aqui utilizada, permite que o aluno tenha contacto, em sala de aula, com os meios pedagógicos que lhes permitem obter as competências teóricas e práticas sobre os conceitos fundamentais da presente unidade curricular.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Metodologias de ensino: lecionação de aulas teórico-práticas com exposição oral, apresentação de exemplos de aplicação baseados em casos de estudo, estimulando-se a participação e discussão das matérias e resolução de exercícios de aplicação da matéria dada de forma tradicional e com recurso a aplicações informáticas disponíveis em laboratório.

    Para o desenvolvimento de competências e capacidades de trabalho em equipa, os alunos têm de realizar, em grupo, um trabalho, respetivo relatório e sua apresentação. Avaliação: 2 Testes ou Exame final (TI), e componente prática com a realização de 1 trabalho (TP). Nota final: 70% TI + 30% TP

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    A resolução dos testes ou exames permite aferir a aquisição dos conhecimentos. A realização de exercícios, o contacto com a realidade empresarial através da análise e discussão de casos de estudo permite que o aluno adquira os conhecimentos duma forma prática, e não abstrata, tal como referido nos objetivos da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Caiado, A. (2011). "Contabilidade Analítica e de Gestão", Áreas Editora, 6a Ed.
    Cascais, D. e Farinha, J. (2010). "SNC e as PME-Casos Práticos", Alfragide: Texto Editores.
    Rodrigues, P. e Ferreira, R. (2009). "SNC -Todas as perguntas e respostas", Lisboa: Porto Editora.
    Almeida, R. Dias, A., Albuquerque, F., Carvalho, F. e Pinheiro, P. (2009). "SNC Explicado"
    Mortal, A.B. (2007). "Contabilidade de Gestão", Rei dos Livros.
    Ferreira, R.F. (2007). "Contabilidade para Não Contabilistas", Coimbra: Edições Almedina
    DRURY, C. (2004), Management & Cost Accounting, 6a edition, Thomson Learning-London
    FERREIRA, D; CALDEIRA, C; ASSEICEIRO, J; VIEIRA, J; VICENTE, C; (2014). Contabilidade de Gestão – Estratégia de Custos e de Resultados. 1a Edição – Rei dos Livros
    HORNGREN, C., FOSTER, G. e DATAR, S. (2005), Cost Accounting MANAGERIAL EMPHASIS, 13th. edition, Ed. Prentice-Hall International, USA: New Jersey