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Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional I - MEGI

Curso Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 
Unidade Curricular

Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica ECS/PMPMI/EGI
Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 13.5 Total de Horas: 364.5
Horas de Contacto T: TP:  PL: S: OT:
Docente

 n.a.

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    Realizar um trabalho de investigação no contexto do ciclo de estudos em Engenharia e Gestão Industrial conducente à elaboração de uma Dissertação de Mestrado, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional.
    No final desta Unidade curricular os alunos devem demonstrar as seguintes competências:
    Capacidade de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares.

    Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
    Capacidade de comunicar conclusões, e conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de forma clara e sem ambiguidades.

    Competências de aprendizagem que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

  • Conteúdos programáticos

    O programa da Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional envolverá trabalho de pesquisa bibliográfica, trabalho laboratorial e/ou de campo, sendo definido pela Coordenação Científica do Curso considerando os interesses manifestados pelo aluno.
    O relatório final deverá ter um carácter integrador relativamente aos assuntos aprendidos ao longo do Curso onde deverão ser abordados os seguintes pontos:

    1. Introdução: no que é que consiste o trabalho; como é que o assunto irá ser estudado.
    2. Revisão da literatura: O que já é conhecido sobre o tema do trabalho.
    3. Metodologia: como vai ser abordado o problema.
    4. Discussão dos resultados: Qual a maior contribuição do trabalho realizado; em que medida é que contribui para o aumento do conhecimento do tema.
    5. Conclusões: quais as implicações do trabalho do ponto de vista teórico/prático; que trabalhos futuros devem ser realizados para aprofundar o conhecimento.
    6. Referências
    7. Anexos
  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    A coordenação do Mestrado disponibilizará uma lista de temas disponíveis num dado ano. Para o processo de escolha é disponibilizado ao aluno uma ficha por tema onde consta o titulo, o (s) orientador (es), o tipo de trabalho (dissertação, projeto ou estágio), o local de realização do trabalho e se estão envolvidas outras entidades, os objetivos a atingir, uma descrição sumária do trabalho com o respetivo plano e se justificar alguma bibliografia de suporte. Em alternativa, o aluno pode propor o desenvolvimento de um tema de investigação.

    Estas propostas de trabalho são analisadas pela comissão coordenadora do curso para validar a viabilidade dos trabalhos apresentados. Após aprovação por parte da comissão coordenadora do curso o mesmo segue para aprovação no CTC.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    O trabalho final de mestrado é desenvolvido autonomamente pelo aluno com a supervisão de um ou dois orientadores. O relatório de Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional a escrever no final do ciclo de estudos proporciona aos alunos a possibilidade de sintetizar o conhecimento adquirido no conjunto de unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos.

    A avaliação e discussão será realizada numa prova pública perante um Júri constituído por 3 membros nomeado pelo CTC, incluindo o Orientador. A prova tem uma duração máxima de 90 minutos dispondo o aluno de 20 minutos para apresentar o seu trabalho seguido da discussão onde o aluno dispõe do mesmo tempo do júri.

    Os membros do Júri devem ter o Grau de Doutor ou serem Especialistas de mérito reconhecido.

    As deliberações do Júri são tomadas por maioria dos membros que o constituem através de votação nominal justificada, não sendo permitidas abstenções.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    As metodologias de ensino adotadas privilegiam um acompanhamento teórico e metodológico específico de cada Trabalho Final de Mestrado (que poderá ser efetuado nas vertentes Dissertação, Estágio ou Projeto); e necessário à elaboração do respetivo relatório final, que se destina a ser apresentado e discutido publicamente

  • Bibliografia principal

    Será definida de acordo com a área científica da Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio de Natureza Profissional, inclui ainda toda a Bibliografia das restantes UCs do curso.

    Recomenda-se as seguintes referências:

    • Eco, Umberto: Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 6aed, Trad. Ana Falcão Bastos e Luís Leitão, prefácio de Hamilton Costa. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
    • Philips, E.M. e Pugh, D.S.. How to get a PhD. A handbook for students and their supervisors. 2nd ed, Open University Press, 1995.
    • Alexandre Pereira e Carlos Poupa, Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. 5a Edição, Silabo, 2012.
    • Yvonne N. (Nguyen) Bui, How to Write a Master's Thesis, 2nd edition, SAGE Publications, Inc., 2013
    • J S Graustein, How to Write an Exceptional Thesis or Dissertation: A Step-By-Step Guide from Proposal to Successful Defense, Atlantic Publishing Group Inc. 2014.