Acessibilidade

Laboratório de Informática e Computadores - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Laboratório de Informática e Computadores

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 1º Semestre:  ECTS: 6 Total de Horas: 162
Horas de Contacto T: TP: PL: 67,5 S: OT:
Docente

 

Pedro Miguel Florindo Miguens Matutino

 

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

     

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    1. Conceber, desenvolver e implementar sistemas digitais de média complexidade, nas componentes de hardware e de software;

    2. Produzir documentação de suporte ao projeto desenvolvido, descrevendo os problemas e as opções tomadas para a sua concretização;

    3. Trabalhar em grupo, gerindo o tempo para realizar várias tarefas, cumprindo os respetivos prazos;

    4. Explicar e defender oralmente as opções tomadas, na realização dos diversos módulos do projeto.

     

  • Conteúdos programáticos

     

    I. Implementação em CPLD de estruturas que recorrem a conceitos adquiridos na Unidade Curricular (UC) Lógica e Sistemas Digitais do 1º semestre curricular.

    II. Escrita de programas para comunicação e controlo das estruturas hardware implementadas, usando os conceitos adquiridos na UC Programação, do 1º semestre curricular.

    III. Transmissão e receção de informação digital, nos modos série e paralelo.

    IV. Sincronização e controlo de fluxo na transmissão digital.

    V. Leitura e escrita em dispositivos de memória.

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Esta unidade curricular visa consolidar os conceitos aprendidos nas unidades curriculares de Programação e Lógica e Sistemas Digitais, através da realização de um projeto de média complexidade, envolvendo estruturas hardware que interagem com software. Conjuntamente com a especificação do projeto é fornecida aos estudantes, no início do semestre, a estrutura base que dá suporte à solução, bem como o diagrama de blocos de cada módulo constituinte do sistema.

     

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Ensino exclusivamente de índole laboratorial, estando previstas 30 aulas durante o semestre a que correspondem 67,5 horas de contacto, 15 aulas de 3 horas vocacionadas para conceção, desenvolvimento e implementação do hardware, e 15 aulas de 1,5 horas utilizadas para a implementação do software. O tempo total de trabalho do estudante é de 162 horas. As aulas destinam-se à implementação de um projeto composto por vários módulos, cada um encerra diferentes conceitos de hardware e software.

    Os resultados da aprendizagem (1)-(4) são avaliados através de uma apresentação e discussão final (DF) do projeto. Além da discussão final, durante o semestre existem mais duas apresentações intercalares (AI) do projeto. A classificação final é obtida pela ponderação das classificações intermédias, de acordo com a seguinte fórmula NF = 0,3*AI + 0,7*DF, sendo que a componente AI e DF têm classificação mínima de 10 e 8 valores, respetivamente.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Para cada aula é definido previamente um objetivo a cumprir, sendo disponibilizado na plataforma de apoio à docência, permitindo assim a preparação da aula pelos alunos. Após todos os grupos terem delineado uma solução, é aberto um período de discussão sobre as soluções encontradas pelos diversos grupos, e caso se justifique, serão apresentadas soluções alternativas pelo professor. Sempre que num dado projeto surge um problema específico de relevo, é aberto um momento de discussão para a turma. Cada grupo elabora um relatório completo de todo o projeto no qual fundamenta as decisões tomadas.

     

  • Bibliografia principal

     

    M. Morris, R. Mano, C. Kime, T. Martin, Logic and Computer Design Fundamentals, 5th Edition, Pearson, 2015. ISBN 9780133760637.

     

    W. Savitch, Java: An Introduction to Problem Solving and Programming, 8th Edition, Pearson, 2017.

     

    ISBN  9780134462035.