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Manutenção Produtiva Total e Gestão Lean - MEGI

Curso Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 
Unidade Curricular

Manutenção Produtiva Total e Gestão Lean

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica PMPMI
Ano: 1º Semestre: 1º ECTS: 6.5 Total de Horas: 175.5
Horas de Contacto T: TP: 67,5  PL: S: OT:
Docente

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    Compreender a problemática da gestão dos processos e das operações;
    Compreender a importância e os desafios da gestão Lean para a criação d e valor e satisfação de clientes finais;
    Compreender o papel da Manutenção Produtiva Total (TPM), os seus objetivos e as vantagens alcançadas com a sua implementação
    Compreender o papel das ferramentas/ metodologias de suporte à manutenção
    Compreender a integração da produção e operações nos sistemas logísticos e nas cadeias de abastecimento («SC»);

  • Conteúdos programáticos

    1- Contexto da Gestão das op erações
    2 - Introdução ao lean - Noção de desp erdício, ferramentas para a identificação de desperdícios, os princípios do lean, casa do lean.
    3 - Técnicas e Ferramentas Lean - Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, Gráfico espargate, SMED, 5S, relatório A3,
    SIPOC, análise 5W, a fórmula 5W2H, Gestão visual, a metodologia TOPS/8D, takt time, padronização dos processos.
    4 – Implementação do JIT e do JIDOKA – O conceito de fluxo, o sistema pull versus push, Programação Heijunka, O sistema Kanban,  o comboio logístico, supermercados, o papel da automação dos processos, a abordagem kaisen,Error Proofing.
    5 - Qualidade 6 sigma – Conceitos e métricas
    6 - Manutenção Lean –Função Manutenção, te rminologia e conceitos básicos, Manutenção Produtiva Total (TPM), Manutenção Centrada na Fiabilidade (RCM), determinação do LCC de um ativo.
    7.- Lean Supply Chain Management

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Os capítulos dos conteúdos programáticos correspondem aos conceitos fundamentais a adquirir referidos nos objetivos da unidade curricular.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Sempre que aplicável a metodologia de ensino compreende aulas com exposição oral, apresentação de exemplos reais baseados em casos de estudo, resolução de exercícios e utilização de aplicações informáticas em laboratório.
    A avaliação é realizada por 1 exame e 1 trabalho pedagogicamente fundamental.
    São condições necessárias para aprovação:
    Nota do exame ≥ 9.5 valores.
    Nota do trabalho ≥ 9.5 valores .
    Nota final determinada pela média aritmética das anteriores.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    A metodologia de ensino prevê uma componente de lecionação teórica e prática. Nas aulas teóricas são discutidos os princípios e os conceitos que permitirão ao aluno compreender os tópicos abordados neste curso.
    Esta componente teórica é complementada com uma parte prática na qual os alunos resolverão exercícios e discutem casos de estudo que lhes permitirão consolidar os conceitos teóricos.
    O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demon strem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências na resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação.

  • Bibliografia principal

    Pinto, João Paulo. Pensa mento Lean. A filosofia das organizações vencedoras. Lidel (2º edição), 2009.
    Martin, James William. Lean Six Sigma for Supply Chain Management: The 10-step Solution Process, M cGraw-Hill Professional, 2006.
    Coimbra, Euclides A ., Total Flow Management: Achieving Excellence with Kaizen and Lean Supply Chains, Kaizen Institute; 1st edition, 2009.
    Christopher, Martin Logisti cs & Supply Chain Management: creating value-adding networks (3rd Ed), FT Press; 2005.
    Coyle, C. John Langley, Brian Gibson, Robert A. Novack, Edward J. Bardi, Supply Chain Management: A Logistics Perspective John J South-Western College Pub; (8th ed.), 2008.
    Heizer, J. & Render, B. Operations Management. New Jersey, Pe arson Prentice Hall, 2006
    Stevenson, W. Operations Management (9th ed.).Boston, Irwin / McGraw-Hill, 2006