Acessibilidade

Marketing e Estratégia - MEGI

Curso Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 
Unidade Curricular

Marketing e Estratégia

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica EGI
Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 6.5 Total de Horas: 175.5
Horas de Contacto T: TP: 67.5 PL: S: OT:
Docente

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    A unidade curricular procura dotar os alunos de conhecimentos fundamentais de modo a possibilitar-lhes a (i) compreensão dos processos de gestão nas organizações, e desenvolvimento de estratégias no âmbito dos processos de engenharia industrial; e a (ii) análise e avaliação de ferramentas de marketing existentes para uma adequada prospeção, estudo e segmentação de mercados, com valor acrescentado num enquadramento de inovação organizacional no binómio indústria-serviços.

  • Conteúdos programáticos
    1. Globalização dos mercados e internacionalização das empresas.
    2. A importância do marketing e da estratégia no aumento de competitividade empresarial.
    3. Análise estratégica: ambiente externo e ambiente interno da empresa.
    4. Formulação da estratégia.
    5. Segmentação do mercado.
    6. Movimento e posicionamento competitivo.
    7. Marketing-mix.
    8. Modelo de negócio.
    9. Implementação da estratégia.
    10. Avaliação e correção da estratégia.
  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Os conteúdos programáticos são estruturados por capítulos nos quais se parte de uma análise do geral (mercado) para o particular (estratégia/estratégia de marketing segmentada) incorporando os conceitos fundamentais de marketing e de estratégia, bem como os principais instrumentos indispensáveis na análise de marketing e de estratégia, por forma a concretizar os objetivos propostos da unidade curricular. 

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    O método de ensino combina a abordagem expositiva com casos de estudo, de modo a permitir o domínio dos conceitos e dos instrumentos de aplicação prática. A vertente empírica da unidade curricular visa permitir aos alunos testarem e demonstrarem a aquisição de conhecimento técnico e de competências de relacionamento interpessoal orientadas para o trabalho em equipa.

    Método de avaliação: trabalho prático (40%) e teste (60%).
    Para aprovação na disciplina o aluno terá sempre de obter uma classificação superior a 9,5 valores no trabalho prático como no teste ou no exame final.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    A resolução dos testes ou exame permite aferir a aquisição dos conhecimentos. A realização do trabalho prático permite que o aluno adquira os conhecimentos duma forma prática, e não abstrata, tal como referido nos objetivos da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Hill, C., Schilling, M. & Jones, G. (2016), Strategic Management: An Integrated Approach, 12th edition, Cengage Learning.
    Keller, K. (2012), Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, 4th Edition, Pearson Prentice Hall.
    Kotler, P. & Armstrong, G. (2013), Principles of Marketing, 15th Edition, Pearson Education Limited.
    Martins, J. (2010), Estratégia Organizacional Dinâmica, Edições Sílabo.
    Martins, J. (2011), Internacionalização e Globalização das Empresas, Edições Sílabo.
    Martins, J. (2017), À Descoberta do Novo: Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo, Edições Sílabo. Rothaermel, F. (2016), Strategic Management, 3rd edition, McGraw-Hill Education