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Modelos de Decisão - MEGI

Curso Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 
Unidade Curricular

Modelos de Decisão

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica EGI
Ano: 1º Semestre: 2º ECTS: 6.5 Total de Horas: 175.5
Horas de Contacto T: TP: 67,5  PL: S: OT:
Docente

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    Esta unidade curricular procura apresentar diversos métodos e ferramentas para a optimização de processos e de suporte à decisão. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de:

    • Escolher qual o modelo matemático de otimização mais adequado aplicar em cada contexto.
    • Desenvolver capacidades para a elaboração de modelos matemáticos que representem situações reais.
    • Projetar cenários e avaliar alternativas.
    • Efetuar uma análise aos processos em estudo e tomar decisões “certas” e objetivas.
  • Conteúdos programáticos

    Modelos determinísticos – Modelos baseados na programação linear. Análise de sensibilidade. Análise de pequenas e grandes variações.

    Métodos não-probabilísticos e probabilísticos. - Critérios de decisão na incerteza. Valor da informação. Prémio de risco. Critérios de decisão com risco. Árvores de decisão. Teoria da utilidade.

    Tomada de decisões com objetivos múltiplos (na ausência de incerteza). Modelos de scoring. O Processo Analítico Hierárquico (AHP) e TOPSIS.

    Teoria dos jogos nos processos de decisão – conceito de jogo. Jogos de soma nula e não nula. Cooperação e estratégias mistas. Dominância.

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Os objetivos que se pretendem ser alcançados pelos alunos encontram-se diretamente relacionados com cada um dos principais conteúdos programáticos, sendo alcançados através da frequência às aulas, resolução de exercícios e pela realização ao longo do semestre de trabalhos de grupo associados a cada conteúdo programático

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Sempre que aplicável a metodologia de ensino compreende aulas com exposição oral, apresentação de exemplos reais baseados em casos de estudo, resolução de exercícios e utilização de aplicações informáticas em laboratório. Para o desenvolvimento de competências e capacidades de trabalho em equipa, os alunos têm de realizar, em grupo, 4 trabalhos, respetivo relatório e sua apresentação.

    A avaliação é realizada por 1 exame e 4 trabalhos pedagogicamente fundamentais. São condições necessárias para aprovação:
    Nota do exame ≥ 9.5 valores.
    Nota dos trabalhos ≥ 9.5 valores.

    Nota final determinada pela média aritmética das anteriores.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Tendo em conta os objetivos desta unidade curricular, a metodologia de ensino aqui utilizada permite que os alunos tenham contacto, em sala de aula e laboratório, com meios pedagógicos que lhes permitem obter as competências teóricas e práticas sobre os conceitos fundamentais da presente unidade curricular.

  • Bibliografia principal
    • Decisions with multiple objectives, R. Keeney, Cambridge Univ. Press
    • Investigação operacional, L. V. Tavares et al., McGraw Hill
    • Operations management, J. Heizer e B. Render, Prentice Hall
    • Management Decision Making, George E. Monahan, Cambridge Univ. Press
    • Multiple Criteria Decision Analysis, Belton, V. & T. Stewart, Kluwer Academic Publishers, Boston • Operations Research: aplications and algorythms, Wayne L. Winston,Duxbury Press
    • An introduction to management science, D. Andersen, D.Sweeney e T.Williams, Thomson