Acessibilidade

Projeto e Seminário - LEIC

Curso Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Projeto e Seminário

Obrigatória X
Opcional  
Área Científica Informática e de Computadores
Ano: 3º Semestre:  ECTS: 18 Total de Horas: 486
Horas de Contacto T: TP: PL: S:67,5 OT:45
Docente

Fernando Manuel Gomes de Sousa

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    1. Planear o desenvolvimento de um projeto durante um período de tempo limitado

    2. Aplicar competências adquiridas ao longo do curso para resolução de um problema

    3. Trabalhar individualmente e em equipa

    4. Testar o trabalho desenvolvido

    5. Defender soluções técnicas

    6. Descrever o trabalho realizado.

  • Conteúdos programáticos

    I. Seminários sobre o funcionamento da unidade curricular e sobre temas relacionados com o desenvolvimento dos projetos, com participação de outros docentes e de especialistas externos

    II. Apresentações dos estudantes

    III. Demonstração e apresentação da versão beta de cada projeto

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Esta unidade curricular proporciona a oportunidade para demonstrar independência e originalidade, para planear e organizar um projeto durante um período de tempo limitado, e para pôr em prática conceitos, técnicas e metodologias ensinadas ao longo do curso. O seminário, em articulação com o projeto, destina-se à introdução de temas relevantes para os estudantes. Tipicamente, o projeto envolve a conceção e implementação de um sistema informático com utilidade prática.

    Têm-se como objetivos proporcionar experiência prática de utilização de técnicas de engenharia de software e melhorar as competências de comunicação, quer orais quer escritas.

    No final o estudante: planeou, executou e completou o projeto e, de forma apropriada, implementou-o no prazo previsto; utilizou o orientador, apropriadamente, como consultor ou como cliente; fez duas comunicações e arguiu uma; demonstrou competência prática e os resultados do projeto; documentou o projeto, designadamente no relatório final.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída

    PS envolve, em média, três dias de trabalho semanais do estudante, ao longo de 20 semanas, a que correspondem 486 horas de trabalho do estudante. Anualmente é divulgada a lista de ideias para projetos e respetivos orientadores. Os estudantes poderão propor outras ideias identificando os orientadores.

    O projeto deve ser realizado em grupo de dois estudantes (excecionalmente, um ou três). Cada elemento do grupo tem tarefas específicas pelas quais é responsável.

    A avaliação de PS envolve: proposta do projeto; relatório de progresso; apresentação individual; cartaz e versão beta; relatório, projeto e discussão pública final. A avaliação incide sobre o trabalho planeado e desenvolvido pelos estudantes, com constrições de prazos previamente estabelecidos. O júri de avaliação tem pelo menos três elementos: o arguente, o orientador e um docente de Projeto e Seminário. A classificação final é baseada nas entregas durante o período letivo (30%) e na entrega final do projeto e discussão (70%).

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    A orientação ou coorientação dos projetos é feita por docentes da área departamental onde o curso está ancorado ou por especialistas externos. Em cada projeto haverá sempre um orientador ou um coorientador da área departamental. O desenvolvimento do projeto é acompanhado de reuniões periódicas do orientador (ou coorientadores) com o grupo. A informação referente ao projeto é mantida em formato eletrónico em local acessível pelos elementos do grupo, pelos orientadores e pelos docentes.

     

     

     

  • Bibliografia de consulta/existência obrigatória

    C. Dawson, Projects in Computing and Information Systems: A Student's Guide, Pearson, 3rd edition, 2015, ISBN 9781292073460.

     

    J. Zobel, Writing for Computer Science, Springer-Verlag, 3rd edition, 2014, ISBN 9781447166382