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Simulação de Processos e Operações - MEGI

Curso Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 
Unidade Curricular

Simulação de Processos e Operações 

Obrigatória x
Opcional  
Área Científica EGI
Ano: 1º Semestre: 2º ECTS: 5 Total de Horas: 135
Horas de Contacto T: TP: 45  PL: S: OT:
Docente

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

    Pretende-se que no final desta unidade curricular os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam: Modelar e simular processos recorrendo a um software de simulação;
    Capacidade para interpretar os resultados da simulação e realizar análise do tipo “what – if”;
    Identificar oportunidades de melhoria no sistema em estudo.

  • Conteúdos programáticos
    1. Introdução à simulação- Definição de simulação; Classificação dos modelos de simulação; Descrição e objetivos do estudo do sistema; Mecanismo de avanço do relógio;
    2. Conceitos fundamentais de simulação – Teoria das filas de espera; Filosofia de desenvolvimento de modelos de simulação baseada no planeamento de acontecimentos; Componentes de um modelo de simulação; Simulação manual; Aleatoriedade do output da simulação; Replicação do output do sistema Comparação de alternativas.
    3. Fases de desenvolvimento de um estudo de simulação
    4. Modelação de um sistema recorrendo ao Arena
    5. Modelação de operações básicas
    6. Modelação avançada de operações
    7. Modelação do input de um modelo de simulação
    8. Análise do output para simulações do tipo Terminating
    9. Análise do output da simulação do tipo Steady-State
    10. Aspetos estatísticos da simulação
  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Os capítulos dos conteúdos programáticos correspondem aos conceitos fundamentais a adquirir referidos nos objetivos da unidade curricular.

  • Metodologias de ensino (avaliação incluída)

    Sempre que aplicável a metodologia de ensino compreende aulas com exposição oral, apresentação de exemplos reais baseados em casos de estudo, resolução de exercícios e utilização de aplicações informáticas em laboratório. Para o desenvolvimento de competências e capacidades de trabalho em equipa, os alunos têm de realizar, em grupo, 4 trabalhos, respetivo relatório e sua apresentação.
    A avaliação é realizada por 1 exame e 4 trabalhos pedagogicamente fundamentais.
    São condições necessárias para aprovação:
    Nota do exame ≥ 9.5 valores.
    Nota dos trabalhos ≥ 9.5 valores.
    Nota final determinada pela média aritmética das anteriores.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    Tendo em conta os objetivos desta unidade curricular, a metodologia de ensino aqui utilizada permite que o aluno tenha contacto, em sala de aula e laboratório, com meios pedagógicos que lhes permitem obter as competências teóricas e práticas sobre os conceitos fundamentais da presente unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Law, A. M.; Kelton, W. D. Simulation Modeling and Analysis. Mcgraw-Hill International Edition (2015).
    Kelton, W. D.; Sadowski, R.; Sturrock, D. T. Simulation with ARENA. 4a ed., Mcgraw-Hill International Edition (2008). Pidd, M. Computer Simulation in Management Science. Singapore: John Wiley & Sons (2005).
    ARENA 14.0 Standard Edition User ́s Guide. Rockwell Software