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Sistemas de Informação I - LEIC

Curso Engenharia Informática e de Computadores
Unidade Curricular

Sistemas de Informação I

Obrigatória  X
Opcional  
Área Científica Engenharia Informática e de Computadores
Ano: 2º Semestre: 3º ECTS: 6 Total de Horas: 162
Horas de Contacto T:43,5 TP:12 PL:12 S: OT:
Docente

 

Matilde Pós-de-Mina Pato

 

T - Teórica; TP - Teórico-prática; PL - Prática Laboratorial; S - Seminário; OT - Orientação Tutorial.

  • Objetivos da aprendizagem

    Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

    1. Construir modelos de dados conceptuais, lógicos e físicos para sistemas de bases de dados relacionais;
    2. Utilizar a linguagem SQL para inserir, remover e alterar instruções. Bem como, recursos de SQL para consultar/interrogar em bases de dados, não contemplando os aspetos de segurança e de administração;
    3. Utilizar transações ao nível elementar, não incluindo assuntos relacionados com a concorrência;
    4. Desenvolver e utilizar, de forma adequada, aplicações para interfaces de acesso a dados;
    5. Escrever relatórios onde justificam as decisões de modelação tomadas.
  • Conteúdos programáticos:

     

    I. Caracterização de um Sistema de Informação;

    II. Arquitetura e conceitos do sistema de gestão de base de dados (BDs);

    III. Modelo conceptual concretizado no Modelo Entidade-Associação (EA) e entidade-associação estendido;

    IV. Modelo lógico concretizado no Modelo Relacional e respetiva passagem de EA para relacional;

    V. Dependências funcionais e teoria da Normalização para conceção de BDs;

    VI. Álgebra relacional

    VII. Linguagem SQL: instruções de definição e de manipulação de dados, transações sem concorrência. Noção de cursor;

    VIII. API de acesso a dados.

  • Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

    As aulas destinam-se à apresentação das bases teóricas dos conteúdos programáticos (aulas teóricas). Nas aulas são também desenhados e desenvolvidos pequenos projectos e analisados casos de estudo (aulas teórico-práticas). A componente laboratorial serve para aplicar num ambiente controlado as técnicas apresentadas. O trabalho prático (projeto), realizado em grupo é autónomo (extra-aula), desenhado para consolidar as competências de conceção e desenvolvimento dos conteúdos programáticos. O projeto é apresentado aos alunos no início do semestre guiando os exemplos e tópicos lecionados. Incentiva-se o trabalho em grupo e a discussão/reflexão em sessões de grupo.

     

  • Metodologias de ensino

    Metodologia de ensino é teórico-prática com aulas interativas destinadas a introduzir e discutir os conceitos teóricos, bem como a realizar exercícios de forma colaborativa entre professor e aluno. Realizam-se aulas práticas, com o objectivo de privilegiar a autonomia do estudante no desenvolvimento de soluções para problemas complexos, adequados ao seu nível cognitivo. Os objetivos de aprendizagem (1) a (4) são avaliados através da componente teórica, constituída por avaliação presencial (e.g. teste escrito, apresentação, e/ou teste oral). Os objetivos de aprendizagem (1) a (5) são avaliados através da componente prática, que consiste na realização de um trabalho prático a realizar ao longo do semestre e a escrita do respetivo relatório. A classificação final é obtida através da média aritmética simples. Para ambas as componentes, teórica e prática, o aluno deverá obter classificação mínima de 10 valores, para obter aprovação à UC.

  • Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

    As aulas destinam-se à apresentação das bases teóricas dos conteúdos programáticos (aulas teóricas). Nas aulas são também desenhados e desenvolvidos pequenos projectos e analisados casos de estudo (aulas teórico-práticas). A componente laboratorial serve para aplicar num ambiente controlado as técnicas apresentadas. O trabalho prático (projeto), realizado em grupo é autónomo (extra-aula), desenhado para consolidar as competências de conceção e desenvolvimento dos conteúdos programáticos. O projeto é apresentado aos alunos no início do semestre guiando os exemplos e tópicos lecionados. Incentiva-se o trabalho em grupo e a discussão/reflexão em sessões de grupo.

     

  • Bibliografia principal

    R. Elmasri, S. Navathe, Fundamentals of Database Systems, 7th edition, Addison Wesley, 2016. ISBN 9780133970777