Acessibilidade

SAMA

SISTEMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
(SAMA2020)

O ISEL está a avançar com um projeto de modernização dos seus processos administrativos e académicos assente na sua desmaterialização através da implementação de um sistema de gestão documental, que possibilitará a facilitação e disponibilização, a um menor custo, dos serviços oferecidos pelo ISEL junto da comunidade, ultrapassando as barreiras inerentes à excessiva utilização do papel, ao recurso do tratamento manual de dados e à morosidade associada aos processos de autorização e assinaturas. Este projeto incidirá também na interoperabilidade de sistemas e serviços, tendo como um dos seus objetivos facilitar o acesso à informação. Realçar também que o projeto está a ser cofinanciado com acesso a fundos comunitários e colocar os logos das entidades envolvidas.

Os processos objeto de intervenção no âmbito do presente projeto são os seguintes:
1. Interoperabilidade de sistemas e serviços
2. Desmaterialização de processos e arquivo digital
3. Suporte à empregabilidade, investigação e desenvolvimento

Os Benefícios Não Quantificados traduzir-se-ão na redução do consumo de papel, pelo aumento da satisfação dos stakeholders em relação aos serviços do ISEL e pela implementação das condições que vão possibilitar uma maior interoperabilidade digital com os restantes organismos da Administração Pública.

Este projeto contempla a desmaterialização e simplificação de processos e atividades relacionados com a área académica, de recursos humanos, de contabilidade e de gestão documental, bem como, a interoperabilidade entre as aplicações informáticas internas e aquelas que existem em outros organismos da administração pública. De igual modo contempla a integração das novas soluções digitais através do cartão do cidadão e da chave móvel digital, ao nível do acesso universal ao sistema de informação e a criação de uma plataforma de oportunidades de empregabilidade.