Acessibilidade
Notícia
“Tertúlias com…” de vento em popa

“Tertúlias com…” de vento em popa

Notícia escrita em 01/10/2019

 

Pensado para os alunos e docentes do ISEL com especial foco na área da informática, o projeto “Tertúlias com…” tenta fugir ao formato tradicional dos seminários ou palestras promovendo, em vez disso, um diálogo entre um professor da Área Departamental de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (ADEETC), no papel de moderador, e um convidado, não necessariamente professor, que se destaque numa área de conhecimento da atualidade. 

O que ambos têm em comum? O conhecimento, pois falam a mesma linguagem. São 60 minutos a assistir a uma conversa informal, mas pedagógica, e com dinamismo que só dois peritos conseguem transmitir. 

A primeira sessão, com sala cheia, teve como protagonistas os professores Arlindo Oliveira (IST) e Nuno Datia, que falaram sobre Inteligência Artificial (IA). Sem ir aos detalhes e complexidade, os convidados fizeram a audiência viajar algures entre a evolução do Homem e o mundo do cinema. 

A segunda sessão foi entregue aos professores Nuno Preguiça (FCT-UNL) e José Simão, que trocaram conhecimentos sobre o mundo da Computação da Nuvem e respectiva necessidade, dado o grande volume de informação hoje disponível e a capacidade de escalabilidade apesar de ‘fundamentally disempowering’. A sessão foi dirigida a um nicho de público. 

No final de novembro será a vez do Coordenador do CNCS, Lino Santos, e do professor Nuno Cruz dissecarem o mundo da Cibersegurança. Este iniciativa conta ainda com o apoio do professor Manuel Barata, que, na sua qualidade de presidente da ADEETC, tem sido um dos principais promotores do projeto.