Acessibilidade
Notícia
Jornadas técnicas exploram “Termografia na Construção”

Jornadas técnicas exploram “Termografia na Construção”

Notícia escrita em 05/07/2019

 

O ISEL, em parceria com a MRA Instrumentação e o Infrared Training Center (ITC), organizou no passado dia 4 de julho as jornadas técnicas “Vantagens da Termografia na Construção”, direcionadas para os profissionais do setor da construção e que visaram abordar a utilização da tecnologia termográfica no processo de manutenção dos edifícios. 

Estas jornadas técnicas incluíram um módulo de conceitos teóricos de termografia de infravermelho ministrado por um especialista do ITC, engenheiro Roberto Rinaldi, e com o apoio técnico e em termos de equipamento da MRA/Grupo Aláva, representado pelo engenheiro Angel Lezana Garcia e pelo doutor Pedro Sá Rebelo. 

Ao engenheiro Marco Carapeto coube a apresentação de diversos casos práticos de aplicação da termografia de infravermelho no âmbito da inspeção e diagnóstico de edifícios, quer para construção nova quer para reabilitação. 

Nestas jornadas técnicas, que decorreram durante uma manhã, estiveram presentes 45 profissionais. A termografia de infravermelho tem demonstrado nos últimos anos ser um dos melhores e mais económicos aliados dos profissionais do setor, dado que é uma potente ferramenta no âmbito da inspeção de edifícios. Trata-se de uma técnica não intrusiva que fornece informações desde o momento inicial da construção até ao momento do controlo de perdas de energia e do desempenho energético de edifícios. 

O grupo Aláva/MRA proporcionou aos participantes nas jornadas o teste de diferentes equipamentos termográficos. No final da sessão foi sorteada uma câmara termográfica entre estes e oferecidos descontos especiais a utilizar nos próximos três meses.