Acessibilidade
Notícia
Laboratório de Áudio e Acústica já é uma realidade

Laboratório de Áudio e Acústica já é uma realidade

Notícia escrita em 23/03/2020

 

O ISEL tem mais um laboratório: falamos do Laboratório de Áudio e Acústica (LAA), localizado no piso térreo do Edifício G e que foi inaugurado no passado dia 6 de março. Trata-se de um espaço vocacionado para o apoio de atividades relacionadas com o som, nomeadamente, em unidades curriculares, trabalhos finais de curso de licenciatura e mestrado e cursos na área do áudio e acústica.  

Outra das grandes valências deste projeto —que pode ser consultado no endereço https://acusticaudiolab.isel.pt — é estabelecer uma ligação forte com o exterior. Além das parcerias em projetos de Investigação & Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia com múltiplas instituições, destaque para a articulação com o setor empresarial, que foi decisivo na concretização desta obra com o patrocínio de bens e serviços. 

Neste momento, as empresas parceiras do LAA são a Efapel (material elétrico), a Exporlux (iluminação), a Vicoustic (material de condicionamento acústico) e a Rohde & Schwarz (equipamento de medida). 

Um agradecimento especial aos elementos da Estudantina Académica do ISEL, Francisco Espadinha, João Oliveira, David Marques, Fábio Moura e Sebastião Correia, que proporcionaram a todos um simpático momento musical que permitiu realizar uma gravação binaural, com música ao vivo, utilizando o sistema de cabeça e torso artificial e um microfone ambisonic para captação de som 3D. Todas estas gravações encontram-se disponíveis para audição no site do LAA. 

Durante a sessão foi também apresentado o sistema Audiobeam (parametric loudspeaker array ou laser de som), que permitiu à audiência testar um feixe de som altamente diretivo. Foi igualmente disponibilizado num computador uma ferramenta de audição binaural/auralização para ambientes acústicos virtuais, o que permite estudar/ouvir o campo sonoro de espaços antes destes serem construídos ou renovados. Todos estes dispositivos/aplicações foram já desenvolvidas no LAA do ISEL.