Acessibilidade

ADEC - Área Departamental de Engenharia Civil

Sobre

A Área Departamental de Engenharia Civil (ADEC) é a unidade permanente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) que constitui a base da organização científica e pedagógica nas áreas da engenharia civil e afins e a base da gestão de recursos humanos, laboratoriais e materiais dessa unidade.

A ADEC ancora presentemente dois cursos conferentes de grau em engenharia civil - um de licenciatura e um de mestrado, abrangendo este quatro áreas de especialização (Edificações, Estruturas, Hidráulica e Vias de Comunicação e Transportes).

Missão

A ADEC tem por missão providenciar a criação e transmissão do conhecimento em conformidade com o estado da arte nas áreas da Engenharia Civil e afins, que enriqueça a formação dos seus alunos e responda às necessidades e aos desafios da sociedade, no respeito pela missão, objectivos e atribuições do ISEL constantes dos seus Estatutos.

Recursos

Os recursos humanos afectos à ADEC compreendem 71 professores e 27 assistentes, num total de 98 docentes, dos quais 21 têm o grau de doutor, 31 o grau de Mestre e 21 estão inseridos em programas de doutoramento.
A inclusão no corpo docente da ADEC de quadros superiores dos sectores público e privado ligados à indústria e serviços assegura a necessária ligação ao tecido empresarial especializado na área da engenharia civil e afins.
Afectos à ADEC contam-se ainda 2 técnicos superiores com funções de apoio à docência e à manutenção dos espaços laboratoriais e 2 assistentes operacionais.
A ADEC dispõe de laboratórios próprios, dotados de meios técnicos e científicos vocacionados para o ensino e também para a investigação e desenvolvimento nas áreas de específicas, como a geotecnia, hidráulica, estruturas e materiais de construção.
Os alunos dos cursos ancorados na ADEC dispõem de zonas de estudo com apoio informático nas instalações afectas à ADEC e partilham com os restantes alunos do ISEL salas específicas para esse fim.