Os BIP - Blended Intensive Programmes foram criados pelo programa Erasmus+ da União Europeia para trazer a internacionalização no ensino a todos os estudantes, independentemente do seu background, área ou ciclo de estudos. Tipicamente, estes programas são compostos por uma componente virtual, de duração variável, e uma
componente presencial, numa IES estrangeira, com a duração de 1 semana.
Os BIP caracterizam-se pelo caráter inovador do ensino, pela transdiciplinariedade das equipas e pelo ênfase aos desafios mais importantes do mundo atual.
No ISEL, através da rede Euclides, os estudantes têm à disposição um variado leque de temas e destinos. Os BIP organizados em cada ano letivo podem ser consultados aqui. Regra geral, a componente presencial tem lugar no início de março. As candidaturas abrem em janeiro, mas é aconselhável, para quem estiver interessado em participar, o envio antecipado de um e-mail para o Serviço de Relações Externas e Internacionalização. Existe apoio financeiro para a viagem e estadia.
São permitidos no máximo 5 estudantes por cada BIP.
O corpo docente também pode participar, dinamizando módulos inseridos em programas organizados por IES parceiras. O Serviço de Relações Externas e Internacionalização é o responsável pela articulação entre o ISEL e os restantes parceiros da rede.
Em 2024/25, o ISEL irá organizar o seu primeiro BIP, subordinado ao tema “Green Engineering for a Brighter Future”. Os alunos do ISEL, tanto de licenciatura como de mestrado, também podem participar.