Passar para o conteúdo principal

Informações para novos alunos

Bem-vindo/a ao ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa! 

No ISEL, procuramos que o novo ano letivo se inicie da melhor forma, pelo que reunimos nesta página algumas informações que vão ajudar no processo de inscrição.

 

1 - Como faço a minha inscrição e matrícula? 

A inscrição e matrícula é feita exclusivamente online. Acede a https://r.ipl.pt/2024  para obteres as tuas credenciais de acesso ao Portal académico (NETP@) onde prosseguirás com a matrícula. Em caso de dúvida na ativação da sua conta deverás enviar email para helpdesk@net.ipl.pt.

2 - Sou novo aluno e ingressei no ISEL através do CNA…

A matrícula/inscrição da 3ª fase do CNA decorre de 30 de setembro a partir das 10h00 até às 15h00 do dia 02 de outubro e consiste nos seguintes passos:

1º passo) Matrícula/pré-inscrição - tem de ficar concluída até às 15h00 do dia 02 de outubro, pois caso contrário o estudante perde o direito à vaga. Se tiveres dúvidas consulta as instruções Guião de matrícula/pré-inscrição (CNA).

2º passo) Inscrição às unidades curriculares (UC) - este processo ocorre imediatamente após a integração dos pagamentos devidos no sistema. As instruções deste procedimento podem ser consultadas no Guião de inscrição para os novos estudantes (CNA) - Inscrição a unidades curriculares por turma única.

Consulta os horários aqui e o calendário académico 2024/25

Nota: Se o estudante ingressou por via do CNA em 2024/25, mas já era estudante do ISEL e efetuou a pré-inscrição em 2024/25 no curso anterior, para ser possível a ativação da matrícula no novo curso deverá enviar efetuar o pedido de anulação da pré-inscrição no curso antigo através do NETP@ em requisição de requerimentos.

Em assunto: Anulação de pré-inscrição do estudante n.º XXXX no curso A por colocação em CNA 24/25 no curso B.

 

3 - Onde encontro todas as informações de âmbito académico?  

Todas as informações de âmbito académico (calendário escolar, horários, etc.) encontram-se na página Informações Académicas. Toda a gestão académica do ISEL (inscrições, pagamento de propinas, consulta de notas) é realizada através do NETP@ mas, caso seja necessário, o Serviço de Gestão Académica e Apoio ao Estudante está contactável através dos e-mails licenciaturas@isel.pt e mestrados@isel.pt ou pessoalmente de acordo o horário de atendimento (Piso 0 - Edifício A).

 

4 - Como obtenho o meu cartão de estudante? 

O cartão de estudande poderá ser solicitado online ou presencialmente no átrio principal do ISEL.

 

5 - Onde solicito documentação oficial do ISEL?

Os documentos abaixo listados deverão ser solicitados, exclusivamente, através do NETP@, no separador “Atividades Letivas” seguido de “Requisitar Documentos”.

  • Declaração para o Passe Social
  • Certidão de matrícula (normal, para fins de segurança social, abono de família, GNR, ADM ou SEF)
  • Certidão de teor
  • Certidão de curso com média final
  • Certidão de curso com classificação às UC
  • Certidão de Registo (Diploma)
  • Certidão de conteúdos programáticos

 

6 - Para que serve o e-mail institucional AXXXXX@alunos.isel.pt?

O e-mail institucional é onde os estudantes recebem toda a informação oficial do ISEL relacionada com o seu percurso académico. É também através deste e-mail que devem contactar sempre os diversos serviços do ISEL e os professores.

O login é realizado em  Webmail com os dados da conta do ISEL,  identificação de aluno, “A”, seguida do n.º de aluno (aXXXXX@alunos.isel.pt) e a palavra passe enviada pelo ISEL via SMS para o número de contato indicado no processo de candidatura (após registo de matrícula). O acesso ao Moodle é efetuado com este e-mail institucional e password é a mesma. 

O processo de autenticação na rede wireless disponível no campus, a EDUROAM (WiFi), é efetuado através da conta IPL, axxxx@alunos.isel.ipl.pt e a respetiva password (criada a partir do acesso a https://static.ipl.pt/landingpage/c/).

Para questões adicionais a respeito destes assuntos, contactar o Serviço de Gestão de Informática e Redes de Comunicação através do e-mail informatica@isel.pt.

 

7 - Como me candidatar a uma bolsa de estudo ou de alojamento?

Os Serviços de Ação Social do IPL, SAS - IPL, gerem o sistema de bolsas e alojamento de todo o Instituto Politécnico de Lisboa. A 1ª fase de candidaturas decorre até 30 de setembro de 2024. Também a Residência Maria Beatriz, situada no campus do ISEL, é gerida pelo SAS. Para obter mais informações, consultar aqui.

O ISEL e os seus parceiros atribuem, anualmente, bolsas e prémios aos seus estudantes. Para saber mais sobre estas oportunidades, consultar as seguintes páginas:  Bolsas para estudantes e Prémios para estudantes.

 

8 - Há atividades no ISEL para além das aulas?

Associação de Estudantes do ISEL, AEISEL, foi criada em 1984 com o objetivo de representar os estudantes e defender os seus interesses. Para além das festas e convívios organizados pela AEISEL, podem sempre contar com o apoio da secção Desporto AEISEL para praticarem desportos de grupo (Futsal, Futebol, Basquetebol) ou modalidades individuais (Judo, Taekwondo, Biatlo).

Para quem está interessado noutros tipos atividades extracurriculares, o ISEL tem ainda outras opções. Participar na mais prestigiada competição automóvel universitária com um carro construído por um grupo interdisciplinar de alunos da escola? Contactem o projeto ISEL Formula Student. Preferência por música e festa? Isso é com a Estudantina Académica ou a Tuna Feminina. Projetos de responsabilidade social? Informem-se no Espaço de Apoio ao Aluno. Projetos no âmbito da sustentabilidade? Junta-te ao ISEL Eco-Campus.

 

9 - Em caso de necessidade, como proceder para ativar o seguro escolar? 

 Aqui encontram-se todas as informações sobre o seguro escolar.

 

10 - Como ir para o ISEL de transportes públicos? 

O ISEL situa-se na zona noroeste da cidade de Lisboa, junto à estação de metro Chelas (linha vermelha, saída Chelas - ISEL) e diversas paragens de autocarro. Podem encontrar mais informações sobre a nossa localização e meios de acesso ao campus aqui.

As informações sobre o passe Sub23 encontram-se disponíveis na página do Instituto da Mobilidade e TransportesO pedido deverá ser efetuado através doNETP@ onde consta o formulário necessário para a sua obtenção.

 

11 - Como posso ter acesso ao estacionamento privado do ISEL? 

O ISEL conta com estacionamento privado, gerido pelo Serviço de Gestão de Infraestruturas e Equipamentos, sendo o acesso a este disponibilizado a estudantes e trabalhadores.

 

12 - Como está organizado o campus do ISEL?

No nosso campus, os edifícios principais estão assinalados com letras (A, C, E, F, G, M e P) e as referências às salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores e serviços indicam o edifício, o andar e o número de sala. Por exemplo, a sala P.1.15 é a sala número 15, no piso 1 do edifício P (principal).

A Biblioteca situa-se no piso 0 do Edifício A. No ISEL, existem diversas salas de estudo. Consulta aqui as localizações e horários.