No dia 29 de abril, o ISEL inaugura, no átrio do edifício P, a exposição "Anuário Lusa 2024", uma mostra que apresenta 36 fotografias selecionadas da edição anual da Agência Lusa. Esta exposição constitui uma síntese visual do ano de 2024, com imagens captadas por fotojornalistas da agência, que documentam os acontecimentos mais marcantes em Portugal e no mundo.
O Anuário da Lusa, que regressa este ano às livrarias, reúne mais de 200 fotografias que retratam os principais episódios nacionais e internacionais do último ano: das eleições legislativas que redesenharam o Parlamento às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril; do título de campeão nacional conquistado pelo Sporting aos incêndios e protestos dos bombeiros. No plano global, o destaque vai para as eleições europeias e norte-americanas — com o regresso de Donald Trump à Casa Branca —, os tumultos em Moçambique, a queda do regime sírio, a crise dos refugiados no Líbano e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Programa:
- 15h30 Nota de Boas vindas - Presidente do ISEL, José Manuel Peixoto Nascimento
- 15h45 Nota de Boas vindas - Presidente do Conselho de Administração da Lusa, Joaquim Carreira
- 16h00 Notas sobre o Anuário Lusa e debate com a audiência - Fotojornalista Lusa
- 16h30 Inauguração da Exposição
O grupo World Action ISEL (WAI) promove este evento em colaboração com a agência Lusa. Uma parceria que reforça o compromisso do ISEL em trazer à comunidade académica e ao público em geral eventos culturais de elevado interesse e relevância.
Esta é uma oportunidade única de vivenciar uma viagem visual através dos acontecimentos mais marcantes de 2024.