SAICT – SISTEMA DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
AVISO N.º 02/SAICT/2017 (Projetos de IC&DT)
Identificação do Projeto
Código do Concurso: SAICT-45-2017-02
Designação da Operação: To-SEAlert - Galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias: Ferramentas para um sistema de previsão e alerta, planeamento de emergência e de gestão do risco
Código Universal: PTDC/EAM-OCE/31207/2017
Entidade Beneficiária: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), FCIÊNCIAS.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, NOVA.ID.FCT – Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Data de Decisão: 2018-03-23
Período de Execução previsto: 2018-10-04 e 2021-10-03
Investimento Global: 236.928,58€
Montante Elegível: 236.928,58€
Financiamento/Incentivo: 236.928,58€
Entidade(s) Financiadora(s): OE/FCT (100,00%)
Área Científica Principal: Engenharia Civil
Investigadora Responsável do Projeto: DoutoraConceição Juana Espinosa Morais Fortes
Investigador Responsável do Projeto/ISEL: Professor Doutor João Alfredo Ferreira dos Santos (ADEC)
Principais objetivos, atividades e resultados esperados:
A costa portuguesa está diretamente exposta à ação das ondas do Oceano Atlântico. São frequentes as tempestades com grande energia, que põem em perigo populações e infraestruturas costeiras com consequências económicas e ambientais sérias. Por essa razão é fundamental dotar as autoridades de ferramentas para a gestão dos perigos e riscos associados a estes fenómenos.
O objetivo do projeto é o desenvolvimento, implementação, e validação de um conjunto de ferramentas e metodologias num sistema WebGIS, To-Sealert, para ajudar as autoridades responsáveis na monitorização, prevenção e gestão de situações de emergência associadas ao galgamento e inundação provocados pela agitação marítima em zonas costeiras e portuárias. É também uma ferramenta de gestão a longo prazo de portos e zonas costeiras que apoiará os decisores (Proteção Civil, Autoridades Portuárias), acrescentando valor e potenciais benefícios a essas áreas.
A característica principal deste sistema é o seu enfoque no galgamento e inundação devida à agitação marítima. Embora sejam vários os sistemas de previsão e alerta direcionados para a zona costeira, estes lidam apenas com a inundação devida a níveis de maré elevados e a sobrelevação do nível do mar. Há uma grande lacuna de sistemas direcionados para portos e zonas costeiras onde o galgamento e inundação são devidos às ondas marítimas.
O novo sistema, baseado num sistema existente desenvolvido pela equipa, o sistema HIDRALERTA (aurora.lnec.pt), inclui ferramentas/metodologias de modo a ser mais eficiente, fiável e robusto. Estas ferramentas incluem o uso de imagens satélite e de vídeo, da modelação numérica e física, métodos quantitativos e probabilísticos para a avaliação do risco e planeamento de emergência de modo a melhorar a eficiência e a confiança no sistema.
Os casos de teste do sistema são a Costa da Caparica e porto da Ericeira, locais de ocorrência de galgamentos e inundações com consequências gravosas para as infraestruturas, bens ou populações.
As tarefas são:
T1 - Uso de imagens de satélite para a caracterização de ondas e áreas inundadas;
T2 - Integração de sistemas de vídeo-monitorização, para caraterização de ondas, galgamentos e áreas inundadas;
T3 - Uso de modelos físicos, para validação dos modelos numéricos;
T4 - Uso dos modelos numéricos para a simulação do galgamento e da inundação;
T5 - Implementação de metodologias de avaliação quantitativa das consequências e do risco e criação e ativação de planos de emergência;
T6 - Uso de uma plataforma WebGIS para garantir a interatividade do utilizador com o sistema;
T7- Casos de teste.
A inovação do sistema To-SEAlert resulta da acoplagem, interligação e validação das metodologias acima referidas, utilização dos mais avançados modelos numéricos de galgamento e inundação, novos métodos para validar/calibrar a simulação dos galgamentos (e.g. deteção remota e vídeo), novo módulo de planeamento de emergência e avaliação do risco.