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Mestrados - Departamento de Engenharia Química

 

ALGUNS TESTEMUNHOS DE ALUNOS

Luis Ramalhete

Luis Ramalhete (MEB, 1ª. edição) 
Licenciado em Análises Clínicas Saúde Pública
Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, Instituto Português do Sangue e Transplantação, I.P., envolvido em áreas como a Imunogenética, Aloesensibilização e Banco de Tecidos Humanos.

 

“As permanentes evoluções na área da Saúde, que cada vez mais obrigam a ter uma visão multidisciplinar, onde a engenharia tem cada vez mais peso, obriga a que diferentes profissionais com formações de base muito distintas tenham que comunicar, o Engenheiro Biomédico é uma parte essencial destas equipas uma vez que a sua formação lhe possibilita ser o elo de ligação entre os profissionais de saúde e os engenheiros. Este Mestrado graças à sua abrangência em termos de formação proporciona essa visão, dando a profissionais da saúde uma visão de engenheiro e vice-versa, abrindo assim os horizontes profissionais e intelectuais dos seus formandos, conduzindo a novas soluções e oportunidades de evolução.”

 

Jéssica Ramalho

Jéssica Ramalho (MEB, 1ª. edição)
Mestre e Licenciada em Engenharia Biomédica

 

“I always felt overwhelmed with the strength of Biomedical Engineering in bringing together diverse groups of engineers, healthcare workers and scientists to develop innovations to ultimately improve the quality of healthcare and human health. As a recent graduate of Biomedical Engineering wishing to purse a career in this field, I found this master program extremely interesting since it provided a strong foundation to build knowledge in a broad perspective, allowing the students to study a variety of fields of research that could help define and/or shape their career path. In this way, it was a great and valuable opportunity to me and all my fellow colleagues who came from a large range of academic backgrounds. Many courses were lectured by professionals so we were connected to the reality of the field. The course was very interdisciplinary and it opened me the door to apply the diverse knowledge I acquired in my Erasmus internship at MERLN Institute for Technology-Inspired Regenerative Medicine in Maastricht, The Netherlands. I was able to research on the optimization of fibrin hydrogels for the development of neuronal and vascular biomimetic models, which can be used for in vitro studies and regenerative applications in Tissue Engineering. This amazing experience allowed me to develop my logical thinking, scientific writing, lab skills, and much more. Overall, I am very happy with the rich experience this master degree provided me.”

 

João Ribeiro

João Ribeiro (MEB, 2ª edição)
Engenheiro Electrotécnico, TDGI, S.A.

 

“Sou engenheiro eletrotécnico do ISEL com mais de 10 anos de experiencia profissional, 5 dos quais focados na manutenção e reabilitação de infra estruturas, na TDGI S.A.. A principal causa por ter voltado a estudar, deveu-se aos enormes progressos científicos e tecnológicos na engenharia, associados às infraestruturas e equipamentos hospitalares, motivando o meu reingresso aos estudos com foco na engenharia biomédica. A potencialidade deste curso no ISEL / ESTeSL deve-se à sua grande pluridisciplinaridade, destacando-se a aplicação e gestão dos equipamentos médicos utilizados como meios auxiliares de diagnóstico e apoios à decisão, nas aplicações de informática, na gestão da informação, na fisiologia, na imagiologia, na medicina nuclear, na medicina regenerativa, na robótica, nos biomateriais e como peça chave na qualidade da docência.”

 

Luís Marques

Luís Marques (MEB, 2ª edição)
Engenheiro Mecânico, Hospital St Maria

 

“Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEL e mestre em Manutenção Industrial pela FEUP, trabalhou 16 anos na industria como engenheiro de manufactura/processo e de equipamentos. A exercer funções na área de manutenção no Hospital de Santa Maria desde 2010, primeiro na área da infra-estrutura e actualmente na área do equipamento médico, sentiu necessidade de aprofundar os conhecimentos na área da saúde ligada à engenharia, tendo optado pelo curso de mestrado em engenharia biomédica no ISEL em parceria com a ESTeSL, instituições com pergaminhos nas respectivas áreas. Na conclusão do terceiro semestre lectivo é possível destacar a competência do corpo docente e sua dedicação ao sucesso dos alunos apesar da tónica colocada na exigência do cumprimento das metas de carácter científico e académico. Considerando a frequência do curso como trabalhador-estudante, o saldo é francamente positivo, quer ao nível dos conhecimentos adquiridos na área biomédica, com a integração destes na atividade profissional da qual saíram alguns temas que foram objecto de trabalhos teórico-práticos, quer ao nível dum horário conciliador, pois somente requer aulas em dois dias úteis à tarde com o restante horário a ser feito aos Sábados. Concluindo, e considerando a juventude do curso, o sucesso deste também está intimamente ligado ao árduo trabalho da direcção do mesmo.”

 

Vitor Oliveira

Vitor Oliveira (MEB, 1ª. edição)
Licenciado em Radiologia. 
Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) com formação nas diferentes áreas da Radiologia a exercer funções no Centro Hospitalar de Lisboa Central (pólos Hospital de São José e Hospital de Curry Cabral) e na Clínica Lusíadas de Sacavém. 

 

“A Radiologia é uma área da Medicina em constante evolução tecnológica (inovação) tanto no que se refere ao diagnóstico como à terapêutica, impondo aos profissionais uma atualização de conhecimentos permanente. A Engenharia Biomédica por sua vez integra as Ciências da Saúde e a Engenharia, possibilitando uma visão e um conhecimento bastante abrangentes nomeadamente na área do meu trabalho de investigação - a Gestão do Ciclo de Vida dos dispositivos médicos - desde o desenvolvimento até ao abate. Este Mestrado proporciona uma motivação extra na medida em que alarga, de uma forma consistente, os horizontes profissionais nas diferentes áreas que suportam a prática clínica, sempre na procura de novas oportunidades.”

 

Helena Morais

Helena Morais (MEB, 1º edição)
Licenciada em Engenharia Química e Biológica
Analytical Chemist, Departamento de R&D Hovione.

 

“Sempre achei a área da saúde uma área bastante interessante e cativante. Quando soube que iria abrir o mestrado em Eng Biomédica no ISEL, e tendo já uma licenciatura em Eng. Química e Biológica, achei que seria interessante combinar os dois tipos de conhecimento (as ciências da saúde e a engenharia), mais ainda o plano curricular pareceu-me muito interessante. 
O que mais gostei neste mestrado foi sem duvida a sua heterogeneidade, ou seja, a existência de pessoas de todas as áreas (não só alunos mas também professores), com diferentes backgrounds e experiências. Tendo também enriquecido a mim não só enquanto pessoa mas também enquanto profissional. Este mestrado deu-me a possibilidade de também realizar o TFM numa área diferente da que estou inserida profissionalmente, com metodologias e técnicas diferentes, que me permitiu enriquecer o meu conhecimento e consolidar algumas coisas aprendidas no mestrado. Posso dizer com certeza que todo este mestrado foi bastante desafiante e enriquecedor.“ 

 

Sara Fernandez Abalde

Sara Fernandez Abalde
Research Technician at Champalimaud Foundation

 

"I studied telecommunication's engineering with image and sound specialization in Universidade de Vigo. Although I loved my bachelor, my main interest was always captured by medicine and biomedical research, and that is why I decided to enroll this master in biomedical engineering. It was a wonderful decision since I could fusion my previous engineering knowledge to the biomedical field and to do so in a multidisciplinary environment, which made me realize the importance of the team work and different perspectives in this field.  In the last year of the master, I had the unique opportunity to work for my master thesis on the development of computational tools to classify microelectrode recordings from Deep Brain Stimulation in Parkinson's Disease patients. Additionally, I could join the Neurobiology of Action lab in Champalimaud Foundation as a master student to work on my thesis, which is a great and inspiring environment that captivated me into neuroscience research.  Currently, after I got my master degree, I am working as a research technician in the same lab in a project to develop automated measurements of dyskinetic behaviours on mice using motion sensors and machine learning algorithms. Each day working here is very fulfilling since I get to learn and develop different new skills in fields such as computational neuroscience, data analysis, laboratory and animal experimentation and critical thinking among others, which I think wouldn't be possible if I hadn't enrolled in this master."