Passar para o conteúdo principal
O Movimento Associativo Estudantil do IIL ao ISEL no contexto da Academia de Lisboa

O Movimento Associativo Estudantil do IIL ao ISEL no contexto da Academia de Lisboa

O Movimento Associativo Estudantil do IIL ao ISEL no contexto da Academia de Lisboa

Oradores

Apolónia Maria Alberto Pereira Teixeira

Apolónia Maria Alberto Pereira Teixeira

Nasceu em 14/03/1950 numa pequena aldeia algarvia, Parragil no concelho de Loulé.
Licenciada em Sociologia e tem uma Pós-Graduação em Sociologia da Educação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
 Em oposição ao regime ditatorial de Salazar/Caetano foi candidata pela CDE, Coligação Democrática Unitária, nas eleições de 1973, pelo círculo eleitoral de Setúbal.
Presa pela PIDE/DGS em 6 de abril de 1974, foi libertada de Caxias em 24 de abril, na véspera da Revolução dos Cravos.
Desempenhou a sua atividade profissional, como técnica superior, no Ministério da Educação a partir de 1974 e em comissão de serviços na Câmara Municipal do Barreiro, como Chefe de Divisão de Intervenção Social, a partir de abril de 2005.

Deputada na Assembleia Municipal do Barreiro e deputada na Assembleia Metropolitana de Lisboa, eleita pelo PCP/CDU nas décadas de 80 e 90.
Deputada na Assembleia da República pelo PCP/CDU, na V e VI legislaturas, vice-secretária e secretária da Mesa da Assembleia da República.
Integrou as Comissões Permanentes do Trabalho, Segurança Social e Família, Saúde, Educação, Equipamento Social, Igualdade, Amizade Portugal/Brasil.
Presidente do Conselho Geral do Hospital do Barreiro até finais de 2002.
Presidente do Centro Social de Santo António, IPSS no concelho do Barreiro, desde setembro de 2016 e membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Santo António.
Frequentou o Curso de Construção Civil e Minas no Instituto Industrial de Lisboa, ex-dirigente da ADAIIL e dirigente da Associação de Estudantes do Instituto Industrial de Lisboa, AEIIL, eleita em 1974. 
Representante dos alunos diurnos do IIL no primeiro Órgão de Gestão, democraticamente eleito em 1974, participou ativamente no processo de transformação do IIL em ISEL.

Armando de Sousa Teixeira

Armando de Sousa Teixeira

Licenciado em Química Industrial pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, bacharel pelo IIL em 1973.
Professor do ensino secundário e diretor de produção de um grande complexo industrial durante mais de 30 anos.
Pós-graduação em Engenharia Química, Indústria e Processos pelo Instituto Superior Técnico.
Investigador de história local na terra natal, é autor de quase uma dezena de livros correlacionados sob o título genérico de “Barreiro, uma História de Trabalho, Resistência e luta”.
Militou ativamente contra o regime fascista, tendo sido preso pela Pide em novembro de 1972, quando cumpria o serviço militar obrigatório em Moçambique.

 

Eduardo Ferro Rodrigues

Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República (2015-2022), 

Secretário-Geral do Partido Socialista (2002-2004), 

Ministro do Equipamento Social (2000-2002), 

Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social (1998-2001), 

Ministro da Solidariedade e Segurança Social (1995-1998), 

Professor Auxiliar Convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1987-1991).

Eduardo Santos Baptista

Eduardo Santos Baptista

Eng.º Técnico Aposentado. 
Foi activo lutador antifascista no movimento estudantil na década de 1960,
Dirigente estudantil na ADAIIL,
 Activista das CDE (Comissão Democrática Eleitoral) e ex-preso político,
Diretor de produção de grandes empresas, dirigente de Cooperativas antes e depois do 25 de Abril, Membro de Comissões de Trabalhadores,
14 anos Vereador da Câmara Municipal de Loures,
Administrador nos Serviços Municipalizados de Eletricidade Água e Saneamento de Loures,

Deputado Metropolitano na Área Metropolitana de Lisboa, 
Presidente da Comissão de Ordenamento, Ambiente e Qualidade de Vida da AML, 
Administrador da FNAC Indústrias Térmicas, Deputado Municipal em Loures, 
Consultor na Comissão Instaladora do Município de Odivelas e na Câmara Municipal de Odivelas,
Vereador na Câmara Municipal de Mafra e Gerente de Rádio Local
Presentemente é membro do Conselho Nacional da URAP, União de Resistentes Antifascistas Portugueses, e dirigente de Cooperativas e Associações Culturais.

Elmano da Fonseca Margato

Elmano da Fonseca Margato

No Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ISEL, obtém em 1980 o grau de bacharel em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência. Posteriormente, obtém no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa os graus de licenciado e, mestre e doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, respetivamente, em 1983, 1987 e 1996. Obteve o título académico de Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em 2012, na Universidade da Beira Interior.
Ingressa, em 1980, como Monitor no ISEL. Em 1984 é contratado como assistente eventual no curso em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência até 1988. Entre 1988 e 1998 é professor adjunto no Departamento de Engenharia Eletrónica e Automação (DEEA). Em 1998 é aprovado em provas publicas para professor coordenador.

Orientador e coorientador de várias teses de doutoramento e mestrado. É autor de dezenas de artigos científicos em livro, revista e conferencias, revisor de revistas e conferencias na área da Engenharia Electrotécnica e possui participação em vários projetos I&D. Membro da Ordem dos Engenheiros Técnicos. 
Responsável pelo 2º ciclo do curso da licenciatura bietápica em Engenharia Electrotécnica -Automação Industrial e Sistemas de Potência entre 1998 e 2007, foi ainda Coordenador de curso de mestrado em Engenharia Electrotécnica do ISEL, entre 2010-2014.

 

Helder Valerio de Sousa

Hélder Valério de Sousa

Licenciado em Química Industrial pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, bacharel pelo IIL em 1973.
Professor do ensino secundário e diretor de produção de um grande complexo industrial durante mais de 30 anos.
Pós-graduação em Engenharia Química, Indústria e Processos pelo Instituto Superior Técnico. 
Investigador de história local na terra natal, é autor de quase uma dezena de livros correlacionados sob o título genérico de “Barreiro, uma História de Trabalho, Resistência e luta”.
Engenheiro Técnico Eletrotécnico, nascido a 03 de Outubro de 1948, em Vale da Pinta - Cartaxo.
Participou em ações de oposição ao Regime então vigente, tanto no Movimento Associativo Estudantil, como em atos inseridos no contexto da Secção Cultural da UDV (União Desportiva Vilafranquense).

Integrou, como Presidente, a lista vencedora às eleições para a Direção da ADAIIL (Associação Desportiva dos Alunos do Instituto Industrial de Lisboa), em Abril/Maio de 1969.
Ingressou em meados Julho de 1969 na Escola Prática de Cavalaria para cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, tendo feito uma Comissão de Serviço por Imposição, como Furriel Miliciano da Especialidade de Transmissões, no STM (Serviço de Telecomunicações Militares) no Centro de Escuta na então província da Guiné, de Novembro de 1970 a Novembro de 1972.
Membro da OET (Ordem dos Engenheiros Técnicos) com o n.º 5020, inserido no Colégio de Energia e Sistemas de Potência, integrou a Direção da Secção Regional do Sul dessa Ordem, inicialmente num mandato na qualidade de Vogal, e depois como Secretário. 
No final de 2022 foi eleito como Presidente do Conselho Disciplinar da Secção Regional do Sul da OET.
Atualmente é o Presidente do Conselho Disciplinar Nacional da OET

Jorge Bento Raimundo

Jorge Bento Raimundo

Nascido a 4 de janeiro de 1954, é um engenheiro e educador com uma carreira extensa e diversificada.
Formou-se em 1977 no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde completou o Bacharelato em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, tendo regressado à escola (ISEL) em 1991 para completar em 1993 a Licenciatura em Sistemas e Comunicações.
Durante a sua passagem pelo ISEL nomeadamente nos anos de 1974, 1975 e 1976 foi um empenhado elemento dinamizador da Comissão de Reestruturação do curso de Eletrotecnia que viria a dar lugar aos cursos de Bacharelato de Eletrónica e Telecomunicações e Energia e Sistemas de Potência. Durante parte deste período integrou ainda a Direção da Associação de Estudantes do ISEL.

Ao longo da sua carreira no ensino, foi Professor efetivo nas Escolas Secundárias Marquês de Pombal e Afonso Domingues, em Lisboa, onde lecionou diversas disciplinas técnicas, tais como Eletrotecnia, Sistemas Digitais, Laboratórios de Máquinas Elétricas, Laboratórios de Eletricidade e Oficinas de Eletricidade. Demonstrando um compromisso com a qualidade do ensino, desempenhou o papel de Delegado do 12º Grupo B, Eletrotecnia, e Orientador de Estágio do mesmo Grupo, na Escola Secundária Afonso Domingues, (ESAD).
Adicionalmente, assumiu responsabilidades de liderança como Vogal do Conselho Diretivo e Delegado dos cursos noturnos na mesma instituição, contribuindo para o desenvolvimento académico e administrativo da escola.
Atualmente, Jorge Bento Raimundo é Sócio-gerente e Diretor de Engenharia e Qualidade na SkyLink - Telecomunicações, Serviços e Representações Lda., uma empresa sediada em Agualva-Cacém, onde aplica a sua vasta experiência em telecomunicações e sistemas de comunicação via-satélite para liderar projetos de inovação tecnológica e assegurar altos padrões de qualidade.
Para além do seu percurso profissional, Jorge Bento Raimundo esteve também envolvido na sua juventude em atividades de caráter sociocultural, particularmente em projetos de apoio a crianças desfavorecidas no antigo Bairro do Relógio, bem perto do agora ISEL, onde demonstrou o seu forte compromisso com a comunidade na melhoria do bem-estar social.

José Manuel Jara

José Manuel Jara (N. 1949)

Carreira Profissional: Médico psiquiatra, no Hospital Júlio de Matos (1977-2009), tendo exercido, como Chefe de Serviço, funções de direção de serviço e do Internato de psiquiatria. Foi diretor da Revista de Psiquiatria do Hospital (1995 e 2009). Dirigiu a coleção de clássicos da psiquiatria portuguesa. Foi fundador e é dirigente do conselho científico da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares (1990, ADEB, IPSS). Foi membro do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, dos corpos gerentes da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas da Ordem dos Médicos (2017-2023). Publicou vários livros de psicopatologia, psiquiatria e de política de saúde mental. Menção honrosa do Prémio Júlio de Matos, em 1992. Atividade política: Presidente da direção da Pró-associação da Faculdade de Medicina de Lisboa (1971-72). Deputado pelo PCP na 1ª Assembleia Legislativa (1976-79), participação Comissão Parlamentar de Saúde e na elaboração da lei do SNS. Militância ativa na luta ideológica, especialmente através de jornais e edição de livros (A farsa dos pseudorradicais, 1974; Maoismo em Portugal, 1975; Panfleto Anti-Império, 2005; O render dos ideais, 2009; A Luta de tendências no movimento estudantil pré-25 de abril, Um Processo Tenebroso, 2019). Atividade literária: Poesia (Antigo e Novo, 1980; Retórica para uma Flor, 1983; Desgramaticar, 1998); Fábulas (Quimeras Naturais, 2003; Mensagens Trocadas, 2010)

José Manuel Peixoto Nascimento

José Manuel Peixoto Nascimento

Presidente do ISEL desde 2021, é professor coordenador com agregação na área de informática. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, com especialização em Sistemas e Comunicações, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
José Nascimento, docente desde 1995 no ISEL, na área de Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores. Exerce também atividades de investigação em áreas relacionadas com o processamento e análise de imagens hiperespectrais. Conta com mais de 70 publicações, incluindo capítulos de livros e revistas internacionais e mais de 4000 citações. Tem exercido funções de investigador principal de vários projetos e de co-chair de conferências na sua área de investigação.

 

Desempenhou as funções de Vice-Presidente do ISEL (2016 a 2018), membro do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico do ISEL, foi ainda Coordenador do Curso da Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia e representante dos docentes, de 2015 a 2020, no Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

 

José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto.
Professor, investigador de história contemporânea portuguesa, jornalista, cronista, político português e professor universitário.
Manifestou-se activamente contra o Estado Novo.
Exerceu os seguintes cargos pelo PSD: deputado na V, VI e VII Legislatura; Vice-Presidente da Comissão Política Nacional; membro do Conselho Nacional; Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa; em 1995, foi eleito Presidente do Grupo Parlamentar, Deputado ao Parlamento Europeu, Em 2020, tornou-se membro do Conselho Consultivo do Conselho Estratégico Nacional. 

Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política.
Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. 
É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera.
Dedica-se há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objectos ligados à memória da história contemporânea portuguesa.
Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.

Manuel Fernandes Carvalho

Manuel Fernandes Carvalho

Antigo estudante do ISEL, que em 1980 é monitor exercendo atividade na área científica pertencente ao actual Departamento de Engenharia Electrotecnia e Automação (DEEA) e é docente em 1983 até 1984.
Em 1985 é docente do curso do Engenharia e Electrónica e de Computadores e após a criação do Departamento de Engenharia e Electrónica e de Computadores (DEETC), lecciona unidades curriculares nas áreas de sistemas digitais e da programação no âmbito dos quatro cursos ancorados neste departamento.
Em 1997-1999, é representante dos professores no Conselho Pedagógico do ISEL e em 1997-1999, é presidente da mesa da Assembleia de Representantes do ISEL.

Maria de Lurdes Rodrigues

Maria de Lurdes Rodrigues

Nasceu em Lisboa, a 19 de Março de 1956. 
2003 Provas de Agregação em Sociologia no ISCTE-IUL
1996 Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL
1984 Licenciatura em Sociologia no ISCTE-IUL. 
2010-2014 Presidente do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
2005-2009, Ministra da Educação, 2005-2009
1986-2005 Docente no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL, na Licenciatura de Sociologia e investigadora do CIES, Centro de Investigação e Estudos em Sociologia

2004-2005 Presidente do Conselho Científico do ISCTE-IUL
1997-2002 Presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia
1999-2002 Representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação (WPIIS) da OCDE
1996-2002 Representante nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey, do Eurostat
1996-2002 Representante nacional no Grupo NESTI (Working Party on National Experts on Science and Technology Indicators) da OCDE
1985-1989 Participação nos trabalhos de instalação do Arquivo Histórico-Social na Biblioteca Nacional de Lisboa
1978-1985 Actividade profissional e funções de direcção, coordenação e consultoria, em diferentes instituições públicas e privadas, nos domínios da gestão dos recursos humanos e da formação profissional.
 Autora de diversos trabalhos publicados, com especial destaque nas áreas de Sociologia das Profissões, Sociedade da Informação e da Análise de Políticas Públicas.
Coordenação de projectos de investigação e grandes operações de inquérito.
Orientação de teses de mestrado e doutoramento