No próximo dia 21 de maio de 2025, o ISEL acolhe uma Aula Aberta dedicada à celebração dos 150 anos da Convenção do Metro, sob o lema: "Medições para todos os tempos, para todas as pessoas".
Irão ser abordados temas desde o comércio justo ao avanço da ciência, como da saúde pública em resposta às alterações climáticas, e das medições como estando no centro das grandes transformações globais.
Este evento destaca o papel vital da Metrologia para o progresso, a inovação e a construção de um futuro mais justo e sustentável.
A sessão será conduzida por Maria do Céu Ferreira, Ph.D., do Instituto Português da Qualidade (IPQ), e será uma oportunidade única de refletir sobre a importância de sistemas de medição exatos, universais e acessíveis.
Este evento integra as comemorações do Dia Mundial da Metrologia, que este ano celebra uma data histórica: os 150 anos da assinatura da Convenção do Metro, em 1875, marco da cooperação internacional em Metrologia e da criação do Sistema Internacional de Unidades (SI).
A entrada é livre à comunidade académica e ao público em geral, portanto contamos com a sua presença.