Na próxima 2ª feira, dia 22 de fevereiro, o ISEL dará início oficial às atividades do projeto ISEL Eco-Escola. Às 11:00, terá lugar a primeira reunião do Conselho Eco-Escola, aberta a toda a comunidade escolar, e, pelas 15:00, será hasteada a bandeira Eco-Escolas conquistada no ano passado. O link para a sessão Zoom onde decorrerá a reunião é https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82645103596?pwd=Z2t4RWhtTmJiM1ZidDNna0kwaWppZz09 (senha de acesso 157920).
O projeto ISEL Eco-Escola insere-se no Programa Eco-Escolas da Foundation for Environmental Education (FEE), é reconhecido pela UNESCO e visa contribuir para a concretização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este programa, cujo principal objetivo é a promoção de ações no âmbito da educação ambiental em todos os graus de ensino, envolve atualmente 59000 escolas em 68 países.
No ano passado, as ações desenvolvidas incidiram sobretudo em intervenções no campus para produção de energia elétrica através fontes renováveis, substituição da iluminação, tanto em espaços interiores como exteriores, por luminárias de tecnologia LED, remodelação das instalações sanitárias com vista a uma utilização mais racional da água e diversos levantamentos ao nível dos espaços verdes.
Em 2021, estamos mais ambiciosos. O ISEL irá pôr em prática um plano de ação em 7 frentes distintas, com iniciativas que incluem monotorizações do impacto ambiental do campus, novas intervenções tecnológicas e intervenções paisagísticas, ações de sensibilização, oferta de uma unidade curricular de opção na área da sustentabilidade ambiental, organização de uma semana de atividades, instituição de um prémio anual de reconhecimento do melhor projeto neste âmbito, entre outras.
Todas as atividades estão abertas a toda a comunidade escolar. Para participar, basta preencher o formulário disponível através deste link.