Passar para o conteúdo principal

O próximo sismo: Está Lisboa preparada?

1755

SEMINÁRIO DE FÍSICA E ENGENHARIA CIVIL

Título: O Próximo sismo: Está Lisboa preparada?

Orador: Luis Evangelista (Departamento de de Engenharia Civil, ISEL)

Portugal continental não tem um sismo de efeito devastador desde 1755. Após esse último cataclismo de proporções desastrosas para a nação, a reconstrução, especialmente da cidade de Lisboa, foi feita com um conjunto de cuidados que pretendiam conferir às estruturas capacidades resistentes que garantissem que a tragédia do dia 1 de Novembro daquele fatídico ano nunca mais se repetisse. Nasceu à época a construção pombalina.

Entretanto, as décadas passaram e a memória colectiva desse dia foi-se desvanecendo, ficando apenas a ideia de que os edifícios estavam agora preparados para resistir a sismos. Contudo, as técnicas construtivas foram mudando, bem como os materiais de construção, tornando as práticas anteriores em casos de estudo em livros de história da engenharia.

Passados quase 270 anos, o que se pode dizer do estado das cidades portuguesas, nomeadamente da nossa capital? Estamos prontos para resistir a um sismo de elevada magnitude? Como se comportarão as estruturas pombalinas, agora que os anos passaram e muitas alterações foram sendo feitas? E os edifícios modernos, estão preparados? E o período correspondente à transição entre estas duas realidades?