Passar para o conteúdo principal

Seminário de Física - Aplicações ópticas de cristais líquidos

Auditorio

Título: Aplicações ópticas de cristais líquidos
Orador: Pedro Almeida (DF/ISEL e i3N/CENIMAT)

Desde a identificação de materiais líquidos cristalinos (LC) em 1888, as propriedades ópticas dos materiais LC têm vindo a atrair muito interesse. Estes materiais fascinantes são capazes de conciliar as propriedades mecânicas dos líquidos, fluindo, com as propriedades ópticas de alguns cristais sólidos, sendo opticamente anisotrópicos.

O interesse em materiais LC aumentou drasticamente após o sucesso da sua aplicação a mostradores de informação, na década de 1960. Como consequência deste aumento de interesse por parte da indústria, houve um grande acréscimo na investigação de materiais LC destinados a aplicações electro-ópticas, que permitiu o desenvolvimento e crescimento exponencial de grande parte da tecnologia disponível actualmente. Esta investigação fundamental e aplicada tem-se focado não apenas na aplicação de cristais líquidos em mostradores de informação, como também noutro tipo de aplicações, com base nas propriedades ópticas de cristais líquidos e na sua capacidade de resposta a estímulos externos.

Nas últimas décadas, os cristais líquidos surgiram como uma nova classe importante de materiais susceptíveis de serem usados como actuadores e sensores químicos, elétricos, mecânicos e ópticos, utilizados para produzir uma grande variedade de displays e outras aplicações, como janelas de transparência controlada e sensores, devido à sua natureza.