Passar para o conteúdo principal

Seminário de Física - A fotónica na deteção precoce dos fogos florestais

Seminário Física 27-02-2023

Seminário de Física

Título: A fotónica na deteção precoce dos fogos florestais

Orador: Paulo Lourenço (DEETC/ISEL)

Abstract:

Portugal tem vindo a ser particularmente afetado pelos fogos florestais. De acordo com o 8º relatório provisório de fogos rurais do ICNF em 2022, a área média ardida anualmente (período 2012-2021) foi determinada como sendo superior a 124000 ha. Felizmente, os anos de 2022 e 2023 têm sido menos severos e a média anual relativa à década anterior mostra uma tendência decrescente, no entanto foi ainda superior a 90000 ha para o período 2013-2022.

Atualmente, a prevenção e deteção dos fogos rurais assenta essencialmente na monitorização via satélite, na deteção visual e na remoção de matéria combustível quer por equipas de bombeiros, quer pelos detentores de propriedade rural. Sistemas de deteção precoce destes eventos, tais como as redes de sensores inteligentes, poderão contribuir para a minimização das consequências devastadoras que testemunhamos anualmente, desde que a capacidade de deteção destes dispositivos torne económicamente viável a implementação de uma rede deste tipo nas áreas florestais.

Assim, nesta palestra iremos abordar a possibilidade da utilização da fotónica e de um fenómeno físico em particular, a ressonância por plasmão de superfície, para o eventual desenvolvimento de um dispositivo sensor com capacidade de deteção superior aos atualmente em uso. Esta capacidade de deteção acrescida advirá, pensamos, da extrema sensibilidade do fenómeno para com as variações do índice de refração do ambiente envolvente, causadas pelas cadeias de átomos de carbono presentes na fuligem e geradas pela combustão de matéria combustível.

Posto isto, iremos apresentar a nossa abordagem ao problema, os obstáculos que antecipamos e eventuais formas de os ultrapassar.