Seminário de Física
Título: Será a fusão nuclear a energia do amanhã? Nunca estivemos tão perto!
Orador: Bruno Gonçalves (IPFN e Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)
Abstract:
A comunidade científica que trabalha em fusão nuclear está de olhos postos na energia do amanhã e tem feito todos os esforços para alcançar a meta o mais brevemente possível. Chegou finalmente o momento em que a fusão começa a ser encarada como uma necessidade e uma potencial solução, ainda que não imediata, a par com um forte investimento em energia renováveis.
A fusão nuclear é, há muito tempo, o desejado passo seguinte da energia nuclear tornando esta ainda mais amiga do ambiente. Progressos científicos significativos abrem a perspectiva de um futuro próspero e com energia barata, ilimitada e segura. A possibilidade de que a energia que chega às nossas casas possa vir de uma pequena estrela construída na Terra, aprisionada por poderosos campos magnéticos, já esteve mais distante e poderá em breve deixar de ser ficção científica. A esperança é que ainda chegue a tempo de contribuir para o combate às alterações climáticas, no horizonte em que se planeia a transição energética, algures até 2050. Progressos científicos significativos abrem a perspetiva de um futuro próspero e com energia barata, ilimitada e segura, contribuindo para combater a pobreza energética.
O interesse em fusão tem vindo a crescer com muito investimento público e privado a contribuir para o seu desenvolvimento. A comunidade científica que trabalha em fusão nuclear tem feito todos os esforços para alcançar a meta o mais brevemente possível e chegou finalmente o momento em que a fusão começa a ser encarada como uma necessidade e uma potencial solução. Nunca estivemos tão perto! Do ponto de vista tecnológico, estamos a entrar na era dourada dos primeiros verdadeiros avanços tecnológicos em direção aos reactores de fusão nuclear, na NIF, no ITER e nas novas máquinas que algumas start-ups estão a desenvolver. Esta palestra abordará os progressos e desafios para tornar a fusão nuclear uma realidade.