Passar para o conteúdo principal

SEMINÁRIO - ESTRUTURAS E MATERIAIS COMPÓSITOS MULTIFUNCIONAIS

Estruturas e Materiais Compósitos Multifuncionais

Título: Estruturas e Materiais Compósitos Multifuncionais:
Uma Abordagem Multidisciplinar

Orador: Amélia Loja (Área Departamental de Engenharia Mecânica, ISEL)

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81418755325

Os materiais compósitos têm-se afirmado de forma inequívoca enquanto opções efetivas no âmbito do projeto de estruturas das mais diversas naturezas bem como na reengenharia de soluções existentes. As suas relações rigidez/peso e resistência/peso são frequentemente referidas como vantagens comparativas relativamente a outros materiais mais “tradicionais”, no entanto o seu potencial é bastante mais abrangente, assim como o é a grande diversidade destes materiais.
A ilustrar esta diversidade podemos por exemplo referir os materiais reforçados com fibras unidirecionais ou com fibras curvilíneas bem como os materiais com gradiente funcional. Podemos ainda, numa outra perspetiva, pensar na possibilidade de os mesmos conferirem às estruturas capacidade para apresentarem respostas ativas, adaptáveis, face às solicitações a que vão estar submetidas, evidenciando, assim, um comportamento dito inteligente. Encontram-se neste grupo, entre outros, os materiais compósitos magneto-electro-elásticos. No entanto, de modo a permitir obter previsões de respostas, representativas, é fundamental a consideração de outras características, específicas não só das estruturas mas também dos componentes estruturais que as constituem, no sentido de permitir adotar as abordagens teóricas que melhor descrevem os fenómenos a analisar, bem como os modelos que melhor se adequam à sua implementação.
Num contexto em que as respostas estruturais são função de múltiplas variáveis de diferentes naturezas, importa ainda caracterizar a(s) melhor(es) solução(ões) para uma determinada estrutura, o que, por exemplo, pode passar não só pela definição de uma geometria ótima, mas pelo projeto ótimo do próprio material, de acordo com os objetivos a cumprir e respeitando constrangimentos existentes.
Neste seminário pretende-se fazer uma “viagem” pelas temáticas referidas, numa perspetiva do projeto de estruturas e materiais.