Passar para o conteúdo principal

SEMINÁRIO - SABIA QUE EXISTEM RIOS ATMOSFÉRICOS?

Sabia que existem rios atmosféricos?

SEMINÁRIO DE FÍSICA

Título: Sabia que existem rios atmosféricos?

Orador: Alexandre Ramos (Instituto Dom Luiz, IDL - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88516526839

Abstract:
Estes gigantes do céu transportam água no estado gasoso em vez de líquido e estendem-se por milhares de quilómetros. São responsáveis pela maior parte dos eventos extremos de chuva em Portugal.
Os rios atmosféricos encontram-se diariamente na atmosfera sobre os oceanos e consistem em faixas extremamente longas, embora estreitas, de elevada concentração de vapor de água. São responsáveis por cerca de 90% do transporte de vapor de água nas camadas mais baixas da atmosfera (até 4 km) das regiões subtropicais para as latitudes médias. Embora pouco profundos (relevantes apenas nos primeiros 1 a 3 km da atmosfera) e estreitos (300-500 km), estendem-se por milhares de quilómetros (> 2000 km).
Tal como o trajeto habitual das tempestades, os rios atmosféricos têm uma direção predominantemente Oeste-Este, transportando vapor de água do oceano para o continente. Quando chegam a terra, estas bandas de humidade são forçadas a ascender para altitudes superiores, podendo propiciar a ocorrência de precipitação. 
A variabilidade anual da ocorrência destes gigantes do céu tem uma grande importância, já que a sua ausência pode levar a anos com menor precipitação e possibilidade de secas, enquanto que anos em que a sua frequência seja maior podem ser caracterizados por precipitação intensa e persistente e ocorrência de cheias.