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Ecossistema

BSafe4Sea

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Identificação do Projeto

Código do Concurso: SAICT-45-2017-02

Designação da Operação: BSafe4Sea - Controlo da Segurança de Quebra-mares através da Análise de um Sistema de Previsão e Apoio à Decisão

Código Universal: PTDC/ECI-EGC/31090/2017

Entidade Beneficiária: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.

Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), FCIÊNCIAS.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências

Data de Decisão: 2018-03-23

Período de Execução previsto: 2018-10-04 e 2021-10-03

Investimento Global: 239.892,81€

Montante Elegível: 239.892,81€

Financiamento/Incentivo: 239.892,81€

Entidade(s) Financiadora(s): OE/FCT (100,00%)

Área Científica Principal: Engenharia Civil

Investigadora Responsável do Projeto: Doutora Maria Teresa Leal Gonsalves Veloso dos Reis

Investigador Responsável do Projeto/ISEL: Professor Doutor João Alfredo Ferreira dos Santos (ADEC)

Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

O projeto BSafe4Sea visa o desenvolvimento, aplicação e teste de metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude (QMT) que serão a base de um sistema inovador de apoio à decisão para o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando, assim, a segurança, funcionalidade e resiliência dos QMT.

O investimento em infraestruturas portuárias é prioritário nos planos estratégicos nacionais, que visam essencialmente intervenções de requalificação. O desenvolvimento de um sistema deste tipo é, assim, atual e premente, dadas as condições ambientais extremas a que os QMT estão sujeitos, incluindo as decorrentes de alterações climáticas. Estas obras, em muitos portos nacionais e estrangeiros, são cruciais para as modernas redes de transporte de mercadorias e passageiros, tendo grande relevância socioeconómica. A sua conservação em bom estado, através da adoção de medidas mitigadoras atempadas em resultado de alertas precoces, reduzirá custos de manutenção e perdas económicas por interrupção de atividades portuárias.

O novo sistema baseia-se na utilização de fotografias aéreas obtidas com veículos aéreos não tripulados (VANT), de vídeo e de posicionamento via satélite (GNSS), para identificar alterações no manto e superestrutura dos QMT. Analisa-se a aplicabilidade, tanto no protótipo, como em modelo físico, de diferentes técnicas recentemente desenvolvidas para determinar a combinação mais eficaz e económica para analisar o estado dos QMT.

O projeto contribui ainda para o conhecimento do comportamento hidráulico-estrutural de QMT, incluindo em cenários de alterações climáticas, tendo por base a comparação entre medições em protótipo e resultados de modelos físicos (2D/3D) e numéricos (RANS). Tal, permite o desenvolvimento e teste de novos modelos empíricos (e a comparação com existentes) de previsão: da erosão em mantos com blocos artificiais de betão (os atualmente mais utilizados em Portugal); e das forças induzidas pelas ondas na superestrutura. Estes modelos serão implementados no novo sistema de previsão do comportamento de QMT e de apoio à decisão. Os casos de teste do sistema serão o QMT. Este do porto de Sines e o QMT Norte do porto de Peniche, que possuem diferentes tipos de blocos do manto e superestruturas.

Foi reunida uma equipa multidisciplinar e internacional, com competências em 5 áreas:

- monitorização de obras de engenharia;

- utilização de fotogrametria e técnicas de vídeo;

- controlo da segurança de QMT com base em metodologias clássicas (inspeções visuais e comparação com modelos físicos e numéricos);

- análise de situações de colapso de QMT;

- desenvolvimento de sistemas de alerta.

A estreita colaboração com as administrações dos portos de Sines e Peniche é também essencial para garantir o sucesso dos resultados do projeto junto de end-users.