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Ecossistema

BlueSafePort

BlueSafePort

 

Fundo Azul

 

DIRECÇÃO-GERAL DE POLÍTICA DO MAR

Identificação do Projeto

Código do Concurso: EDITAL N.º 4/2017, REF.ª FA_04_2017_016, Tipologia D) Segurança Marítima

Designação da Operação: BlueSafePort - Sistema de segurança para navios em manobra e amarrados em portos | BblueSafePort - Safety system for maneuvering and moored ships in ports

Código Universal: -

Entidade Beneficiária: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.

Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Administração dos Portos de Sines e Algarve, S.A.

Data de Decisão: 2019-04-16

Período de Execução previsto: 2019-06-01 e 2021-05-31

Investimento Global: 215.639,56€

Montante Elegível: 213.674,33€

Financiamento/Incentivo: 192.306,89€

Entidade Financiadora: DGPM/Fundo Azul

Área Científica Principal: Engenharia Civil

Investigador Responsável do Projeto/ISEL: Professor Doutor João Alfredo Ferreira dos Santos (ADEC)

Principais objetivos, atividades e resultados esperados:

Neste projeto, pretende-se desenvolver um sistema (em plataformas web e móvel) para a previsão e alerta de situações de emergências relacionadas com a navegação, manobras de atracagem e de amarração em zonas portuárias. Mais concretamente pretende-se desenvolver um sistema que permita prever, com alguns dias de antecedência, a agitação marítima num dado porto e as consequências dessa agitação marítima para os navios que entrarão no porto ou para os navios que se encontram acostados e amarrados no seu interior. Essas consequências referem-se a movimentos dos navios e/ou a esforços nos sistemas de amarração. Se essas consequências corresponderem a situações de emergência, o próprio sistema alertará as autoridades responsáveis de modo a que estas atempadamente procedam a medidas de mitigação a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas.

Para além de um sistema de segurança, este será também um sistema de apoio à decisão e uma ferramenta informática para monitorização e otimização de operações marítimas em ambiente portuário como, por exemplo, sistemas de otimização de definição de rotas, acostagem e amarração.

O objetivo final é reduzir a vulnerabilidade dos portos, aumentando sua capacidade de planeamento e respostas eficientes a situações de emergência.

Pretende desenvolver-se uma nova plataforma tecnológica de informação e comunicação para ajudar as autoridades portuárias a antecipar situações de emergência e a coordenar medidas a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas. O produto resultante será um sistema de monitorização, previsão e alerta de situações que ponham em causa a segurança dos navios em manobra e amarrados.

Este será um sistema de informação web e móvel inovador, interativo, flexível, escalável e de fácil utilização que pode ser adaptado às necessidades dos diversos stakeholders portuários.

Pretende-se que deste trabalho resulte:

1. Uma infraestrutura digital integrada que inclui programas de software, uma rede de hardware de servidores e computadores;

2. Uma aplicação web e móvel.

Tal ferramenta de apoio à decisão constituirá também um serviço de valor acrescentado para os portos podendo ser um fator diferenciador em termos de competitividade e consequente crescimento económico.

O sistema será aplicado e validado para um caso de estudo (Porto de Sines) e facilmente adaptável a outros portos, tendo o potencial de ser otimizado continuamente. Todos os eventos reportados e/ou medidos servirão de experiência de aprendizagem e os dados registados podem ser usados para melhorar os modelos de previsão, ajustar o posicionamento dos sensores e fornecer informações sobre as causas, a evolução e a frequência de eventos como rebentamento de cabos, movimentos excessivos dos navios, desvios nas rotas traçadas, etc.