DIRECÇÃO-GERAL DE POLÍTICA DO MAR
Identificação do Projeto
Código do Concurso: EDITAL N.º 4/2017, REF.ª FA_04_2017_016, Tipologia D) Segurança Marítima
Designação da Operação: BlueSafePort - Sistema de segurança para navios em manobra e amarrados em portos | BblueSafePort - Safety system for maneuvering and moored ships in ports
Código Universal: -
Entidade Beneficiária: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P.
Entidades Parceiras: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Administração dos Portos de Sines e Algarve, S.A.
Data de Decisão: 2019-04-16
Período de Execução previsto: 2019-06-01 e 2021-05-31
Investimento Global: 215.639,56€
Montante Elegível: 213.674,33€
Financiamento/Incentivo: 192.306,89€
Entidade Financiadora: DGPM/Fundo Azul
Área Científica Principal: Engenharia Civil
Investigador Responsável do Projeto/ISEL: Professor Doutor João Alfredo Ferreira dos Santos (ADEC)
Principais objetivos, atividades e resultados esperados:
Neste projeto, pretende-se desenvolver um sistema (em plataformas web e móvel) para a previsão e alerta de situações de emergências relacionadas com a navegação, manobras de atracagem e de amarração em zonas portuárias. Mais concretamente pretende-se desenvolver um sistema que permita prever, com alguns dias de antecedência, a agitação marítima num dado porto e as consequências dessa agitação marítima para os navios que entrarão no porto ou para os navios que se encontram acostados e amarrados no seu interior. Essas consequências referem-se a movimentos dos navios e/ou a esforços nos sistemas de amarração. Se essas consequências corresponderem a situações de emergência, o próprio sistema alertará as autoridades responsáveis de modo a que estas atempadamente procedam a medidas de mitigação a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas.
Para além de um sistema de segurança, este será também um sistema de apoio à decisão e uma ferramenta informática para monitorização e otimização de operações marítimas em ambiente portuário como, por exemplo, sistemas de otimização de definição de rotas, acostagem e amarração.
O objetivo final é reduzir a vulnerabilidade dos portos, aumentando sua capacidade de planeamento e respostas eficientes a situações de emergência.
Pretende desenvolver-se uma nova plataforma tecnológica de informação e comunicação para ajudar as autoridades portuárias a antecipar situações de emergência e a coordenar medidas a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas. O produto resultante será um sistema de monitorização, previsão e alerta de situações que ponham em causa a segurança dos navios em manobra e amarrados.
Este será um sistema de informação web e móvel inovador, interativo, flexível, escalável e de fácil utilização que pode ser adaptado às necessidades dos diversos stakeholders portuários.
Pretende-se que deste trabalho resulte:
1. Uma infraestrutura digital integrada que inclui programas de software, uma rede de hardware de servidores e computadores;
2. Uma aplicação web e móvel.
Tal ferramenta de apoio à decisão constituirá também um serviço de valor acrescentado para os portos podendo ser um fator diferenciador em termos de competitividade e consequente crescimento económico.
O sistema será aplicado e validado para um caso de estudo (Porto de Sines) e facilmente adaptável a outros portos, tendo o potencial de ser otimizado continuamente. Todos os eventos reportados e/ou medidos servirão de experiência de aprendizagem e os dados registados podem ser usados para melhorar os modelos de previsão, ajustar o posicionamento dos sensores e fornecer informações sobre as causas, a evolução e a frequência de eventos como rebentamento de cabos, movimentos excessivos dos navios, desvios nas rotas traçadas, etc.