Fornecer aos alunos conhecimentos base sobre as características particulares, que os materiais compósitos possuem, e os distinguem dos materiais convencionais de engenharia.
Proporcionar um conhecimento abrangente, dos aspectos mais importantes do fabrico de componentes e estruturas em materiais compósitos. Reconhecer que cada técnica de fabrico requer diferentes tipos de sistemas de materiais, diferentes condições de processamento e diferentes ferramentas; as próprias vantagens e desvantagens de cada técnica em termos de processamento, tamanho e formas dos componentes fabricados, custo unitário, etc.
Fornecer competências, para o futuro engenheiro, poder caracterizar teoricamente um qualquer empilhamento; bem como fazer a sua simulação e cálculo, a fim de projectar componentes e estuturas em materiais compósitos.
Consciencializar os alunos para a necessidade de projectar o material compósito, em função dos requisitos de desempenho, diferenças no projecto relativamente aos materiais isotrópicos e dimensionamento das ligações do componente em material compósito, ao conjunto onde pertence.
O aluno deve ganhar sensibilidade para as dificuldades encontradas no fabrico e projecto de materiais compósitos.
Conhecer, compreender e produzir a informação técnica necessária, aos técnicos de reparação de compósitos, que reparam componentes e estruturas de materiais compósitos, em diferentes áreas de aplicação.