Em geral, as equipas de futebol realizam durante um jogo movimentos coletivos que se repetem ao longo dos seus jogos. A maior parte dos treinadores de futebol utiliza vídeos do adversário para preparar a sua estratégia para o jogo seguinte. Há alguns anos atrás muitos treinadores e jogadores passavam horas a visionar vídeos, de modo a perceber a estratégia do adversário. Contudo, esta tarefa era morosa e aborrecida. Hoje em dia os clubes mais ricos pagam a empresas especializadas para resumir esses vídeos aos momentos mais significativos. Este projecto tem com objectivo o desenvolvimento de uma aplicação que detecte e apresente os momentos mais significativos num jogo de futebol a partir de vídeo deforma automática ou semi-automática. Será necessário utilizar técnicas de processamento de áudio e de visão por computador para segmentar e classificar os vários shots que compõem o vídeo. A seguir, é preciso construir um resumo do jogo com os shots mais importantes. Em algumas situações os algoritmos automáticos apresentam erros. Por isso, é necessário que a aplicação seja semi-automática, isto é, permita que o utilizador faça correções. O trabalho será desenvolvido em Python utilizando o OpenCV e o PyGame.
Grupos Disciplinares
- Ambientes Multimédia Interactivos
- Sistemas de Processamento Multimédia
Palavras Chave
- Sumarização de Vídeo
- Anotação de Vídeo
- Processamento de Vídeo
- Processamento de Áudio
Em geral, as equipas de futebol realizam durante um jogo movimentos coletivos que se repetem ao longo dos seus jogos. A maior parte dos treinadores de futebol utiliza vídeos do adversário para preparar a sua estratégia para o jogo seguinte. Há alguns anos atrás muitos treinadores e jogadores passavam horas a visionar vídeos, de modo a perceber a estratégia do adversário. Contudo, esta tarefa era morosa e aborrecida. Hoje em dia os clubes mais ricos pagam a empresas especializadas para resumir esses vídeos aos momentos mais significativos. Este projecto tem com objectivo o desenvolvimento de uma aplicação que detecte e apresente os momentos mais significativos num jogo de futebol a partir de vídeo deforma automática ou semi-automática. Será necessário utilizar técnicas de processamento de áudio e de visão por computador para segmentar e classificar os vários shots que compõem o vídeo. A seguir, é preciso construir um resumo do jogo com os shots mais importantes. Em algumas situações os algoritmos automáticos apresentam erros. Por isso, é necessário que a aplicação seja semi-automática, isto é, permita que o utilizador faça correções. O trabalho será desenvolvido em Python utilizando o OpenCV e o PyGame.
Grupos Disciplinares
- Ambientes Multimédia Interactivos
- Sistemas de Processamento Multimédia
Palavras Chave
- Sumarização de Vídeo
- Anotação de Vídeo
- Processamento de Vídeo
- Processamento de Áudio