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Submetido por Anónimo (não verificado) a 26 September 2014

Em geral, as equipas de futebol realizam durante um jogo movimentos coletivos que se repetem ao longo dos seus jogos. A maior parte dos treinadores de futebol utiliza vídeos do adversário para preparar a sua estratégia para o jogo seguinte. Há alguns anos atrás muitos treinadores e jogadores passavam horas a visionar vídeos, de modo a perceber a estratégia do adversário. Contudo, esta tarefa era morosa e aborrecida. Hoje em dia os clubes mais ricos pagam a empresas especializadas para resumir esses vídeos aos momentos mais significativos. Este projecto tem com objectivo o desenvolvimento de uma aplicação que detecte e apresente os momentos mais significativos num jogo de futebol a partir de vídeo deforma automática ou semi-automática. Será necessário utilizar técnicas de processamento de áudio e de visão por computador para segmentar e classificar os vários shots que compõem o vídeo. A seguir, é preciso construir um resumo do jogo com os shots mais importantes. Em algumas situações os algoritmos automáticos apresentam erros. Por isso, é necessário que a aplicação seja semi-automática, isto é, permita que o utilizador faça correções. O trabalho será desenvolvido em Python utilizando o OpenCV e o PyGame.

Grupos Disciplinares

  • Ambientes Multimédia Interactivos
  • Sistemas de Processamento Multimédia

Palavras Chave

  • Sumarização de Vídeo 
  • Anotação de Vídeo
  • Processamento de Vídeo
  • Processamento de Áudio

Em geral, as equipas de futebol realizam durante um jogo movimentos coletivos que se repetem ao longo dos seus jogos. A maior parte dos treinadores de futebol utiliza vídeos do adversário para preparar a sua estratégia para o jogo seguinte. Há alguns anos atrás muitos treinadores e jogadores passavam horas a visionar vídeos, de modo a perceber a estratégia do adversário. Contudo, esta tarefa era morosa e aborrecida. Hoje em dia os clubes mais ricos pagam a empresas especializadas para resumir esses vídeos aos momentos mais significativos. Este projecto tem com objectivo o desenvolvimento de uma aplicação que detecte e apresente os momentos mais significativos num jogo de futebol a partir de vídeo deforma automática ou semi-automática. Será necessário utilizar técnicas de processamento de áudio e de visão por computador para segmentar e classificar os vários shots que compõem o vídeo. A seguir, é preciso construir um resumo do jogo com os shots mais importantes. Em algumas situações os algoritmos automáticos apresentam erros. Por isso, é necessário que a aplicação seja semi-automática, isto é, permita que o utilizador faça correções. O trabalho será desenvolvido em Python utilizando o OpenCV e o PyGame.

Grupos Disciplinares

  • Ambientes Multimédia Interactivos
  • Sistemas de Processamento Multimédia

Palavras Chave

  • Sumarização de Vídeo 
  • Anotação de Vídeo
  • Processamento de Vídeo
  • Processamento de Áudio
Descrição
LEIM
Ano
2012/2013