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Submetido por Anónimo (não verificado) a 13 October 2014

Apresentação

A Shell Eco-marathon, é um projecto educacional inovador, que integra os valores associados ao desenvolvimento sustentável: protecção do ambiente, controle da energia e reconhecimento da diversidade individual e cultural.

Uma das particularidades da Shell Eco-marathon Europeia é a de oferecer aos participantes a oportunidade de testar as suas ideias através de um modo bastante concreto. O princípio desta competição é simples: conseguir conduzir o número máximo de quilómetros num circuito automóvel, com o menor gasto de combustível possível.

O design futurista dos veículos que marcam presença no evento de final de ano, em Nogaro, oferece uma amostra de como os jovens cientistas e técnicos de hoje, podem influenciar o transporte de amanhã.

A Shell Eco-marathon é outra demonstração chave do compromisso da Shell para a Mobilidade Sustentável, através da utilização dos conhecimentos próprios de peritos e o entendimento do sector energético, como ajuda a realçar os desafios e educar a próxima geração de jovens.

Génese

Este projecto nasceu, conceptualmente, em 2003, constituindo, então, o projecto final do Bacharelato em Engenharia Mecânica do ISEL dos alunos Pedro Navarro e Rui Marques.

Com base neste trabalho, outros grupos de alunos foram contribuindo, ao longo dos sucessivos anos lectivos, para o crescimento e desenvolvimento do projecto, que hoje conhecemos como Nónio.

Esta designação, Nónio, é uma homenagem ao matemático português, Pedro Nunes, inventor do nónio. Trata-se de um instrumento de medida, constituído por um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra, capaz de medidas com uma precisão de 0,05mm.

Concepção

Tratando-se de um projecto educacional, é importante depositar nos alunos, a responsabilidade de projectar, dimensionar, estudar e optimizar os componentes do Nónio.

Fabrico

Dentro do possível, também o fabrico destes componentes realiza-se dentro de portas e pelos alunos.
Exemplos disso são algumas peças já produzidas como: as carenagens, o chassis em aço (1ª versão) e em alumínio (2ª versão), modelos em resina do sistema de embraiagem, modelos em resina das mangas de eixo da direcção, ou mesmo os moldes em resina para o fabrico das jantes em fibra de carbono.

Equipa

A actual equipa gostaria de agradecer a todos aqueles que, directa ou indirectamente, deram o seu contributo para o avanço deste projecto. Citamos aqui algumas dessas pessoas, mas estendemos o nosso reconhecimento aos que não serão referidos.

Pedro Navarro e Rui Marques:

  • Concepção do Protótipo I (de raiz);
  • Protótipo virtual modelado em Solidworks;
  • Análise estrutural do chassis com recurso a software de cálculo por método de elementos finitos (FEM), nomeadamente ANSYS e COSMOS Works;
  • Estudo do perfil aerodinâmico do veículo, com recurso a software de dinâmica de fluidos computacional (CFD), COSMOS Floworks;
  • Este protótipo apresentava um chassis tubular de secção circular.

Ana Oliveira e Bruno Amiano:

  • Concepção do Protótipo II (baseado no Protótipo I);
  • Optimização do chassis em ANSYS e COSMOS Works. Este continua a ser tubular, mas passa a ter secção rectangular e com nova geometria;
  • Estudos aerodinâmicos em COSMOS Floworks para optimização da geometria das carenagens;
  • Realização de ensaios dinâmicos em curva, com recurso ao software COSMOS Motion;
  • Optimização dos sistemas de direcção e de travagem;
  • Criação de programa de maquinação para as mangas de eixo da direcção por intermédio do CATIA V5, e consequente simulação no mesmo software.

Ricardo Real e Tiago Marques

  • Concepção do sistema de transmissão e embraiagem electromagnética;
  • Criação de um programa para a maquinação da embraiagem;
  • Simulação e fabrico dos modelos no centro de maquinação CNC, de alguns componentes do sistema.

Kevin Oliveira, Ricardo Pontes e Euleutério Caboz

  • Modelação tridimensional das jantes, a serem fabricadas em fibra de carbono e espuma estrutural;
  • Estudo do modelo virtual em ANSYS.

Luis Ferrão e Paulo Reis

  • Concepção e fabrico de molde e contra-molde, à escala, 1:2 de uma das jantes.

Vítor Pinto e Nuno Sousa

  • Fabrico de protótipo completo da embraiagem em resina maquinável.

Filipe Pontinha e José Assunção

  • Optimização do sistema de direcção

Agostinho Rocha e Sérgio Pereira

  • Fabrico do chassis em alumínio.

Armando Bispo, Daniel Simões, Fausto Gonçalves, Luís Pinheiro, Pedro Sengo, Ronnie Caxola e Tiago Nobre

  • Preparação do molde “fêmea” referente à parte superior da carnagem;
  • Colocação de apoios entre o molde “fêmea” e o chão;
  • Preparação dos moldes para laminagem, através da aplicação de Gelcoat e corte prévio do tecido de fibra de vidro.

Carlos Fernandes e Hugo Sacramento

  • Construção dos Cubos e Veios de roda.

Gonçalo Cravo e Luis Pinhal

  • Acabamento final dos moldes das carenagens;
  • Fabrico das carenagens em tecido de fibra de vidro e resina epoxy.

Sérgio Carvalho e Tiago Encarnação

  • Optimização da geometria das jantes;
  • Criação de um programa para a maquinação dos moldes das jantes;
  • Maquinação de um molde para o aro da jante à escala real.

A situação actual permite-nos considerar a entrada em competição num prazo mais objectivo. Para tal, foi constituída uma equipa fixa, composta por alunos, ex-alunos, professores e técnicos. Todos com vontade de materializar um projecto que representará, além-fronteiras, o ISEL e os seus parceiros. 

Membros constituintes:

Ana Oliveira (Aluna de mestrado);
Bruno Amiano (Aluno de mestrado);
Bruno Moniz (Técnico Superior/aluno de mestrado);
João Jerónimo (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Luis Simões (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Pedro Nunes (Técnico Superior/aluno de mestrado);
Sérgio Carvalho (Aluno de mestrado);
Tiago Encarnação (Aluno de mestrado).

Patrocinadores

  • ABCOR
  • AEISEL
  • COSTA & PARADA Lda.
  • IGUS
  • ISEL
  • JB MOTOS
  • MATEXPLAS
  • OGMA
  • RODILUX
  • SAPA
  • SESIMBRA-CAMARA MUNICIPAL
  • SUPERBIKES COMPETIÇÃO

Apresentação

A Shell Eco-marathon, é um projecto educacional inovador, que integra os valores associados ao desenvolvimento sustentável: protecção do ambiente, controle da energia e reconhecimento da diversidade individual e cultural.

Uma das particularidades da Shell Eco-marathon Europeia é a de oferecer aos participantes a oportunidade de testar as suas ideias através de um modo bastante concreto. O princípio desta competição é simples: conseguir conduzir o número máximo de quilómetros num circuito automóvel, com o menor gasto de combustível possível.

O design futurista dos veículos que marcam presença no evento de final de ano, em Nogaro, oferece uma amostra de como os jovens cientistas e técnicos de hoje, podem influenciar o transporte de amanhã.

A Shell Eco-marathon é outra demonstração chave do compromisso da Shell para a Mobilidade Sustentável, através da utilização dos conhecimentos próprios de peritos e o entendimento do sector energético, como ajuda a realçar os desafios e educar a próxima geração de jovens.

Génese

Este projecto nasceu, conceptualmente, em 2003, constituindo, então, o projecto final do Bacharelato em Engenharia Mecânica do ISEL dos alunos Pedro Navarro e Rui Marques.

Com base neste trabalho, outros grupos de alunos foram contribuindo, ao longo dos sucessivos anos lectivos, para o crescimento e desenvolvimento do projecto, que hoje conhecemos como Nónio.

Esta designação, Nónio, é uma homenagem ao matemático português, Pedro Nunes, inventor do nónio. Trata-se de um instrumento de medida, constituído por um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra, capaz de medidas com uma precisão de 0,05mm.

Concepção

Tratando-se de um projecto educacional, é importante depositar nos alunos, a responsabilidade de projectar, dimensionar, estudar e optimizar os componentes do Nónio.

Fabrico

Dentro do possível, também o fabrico destes componentes realiza-se dentro de portas e pelos alunos.
Exemplos disso são algumas peças já produzidas como: as carenagens, o chassis em aço (1ª versão) e em alumínio (2ª versão), modelos em resina do sistema de embraiagem, modelos em resina das mangas de eixo da direcção, ou mesmo os moldes em resina para o fabrico das jantes em fibra de carbono.

Equipa

A actual equipa gostaria de agradecer a todos aqueles que, directa ou indirectamente, deram o seu contributo para o avanço deste projecto. Citamos aqui algumas dessas pessoas, mas estendemos o nosso reconhecimento aos que não serão referidos.

Pedro Navarro e Rui Marques:

  • Concepção do Protótipo I (de raiz);
  • Protótipo virtual modelado em Solidworks;
  • Análise estrutural do chassis com recurso a software de cálculo por método de elementos finitos (FEM), nomeadamente ANSYS e COSMOS Works;
  • Estudo do perfil aerodinâmico do veículo, com recurso a software de dinâmica de fluidos computacional (CFD), COSMOS Floworks;
  • Este protótipo apresentava um chassis tubular de secção circular.

Ana Oliveira e Bruno Amiano:

  • Concepção do Protótipo II (baseado no Protótipo I);
  • Optimização do chassis em ANSYS e COSMOS Works. Este continua a ser tubular, mas passa a ter secção rectangular e com nova geometria;
  • Estudos aerodinâmicos em COSMOS Floworks para optimização da geometria das carenagens;
  • Realização de ensaios dinâmicos em curva, com recurso ao software COSMOS Motion;
  • Optimização dos sistemas de direcção e de travagem;
  • Criação de programa de maquinação para as mangas de eixo da direcção por intermédio do CATIA V5, e consequente simulação no mesmo software.

Ricardo Real e Tiago Marques

  • Concepção do sistema de transmissão e embraiagem electromagnética;
  • Criação de um programa para a maquinação da embraiagem;
  • Simulação e fabrico dos modelos no centro de maquinação CNC, de alguns componentes do sistema.

Kevin Oliveira, Ricardo Pontes e Euleutério Caboz

  • Modelação tridimensional das jantes, a serem fabricadas em fibra de carbono e espuma estrutural;
  • Estudo do modelo virtual em ANSYS.

Luis Ferrão e Paulo Reis

  • Concepção e fabrico de molde e contra-molde, à escala, 1:2 de uma das jantes.

Vítor Pinto e Nuno Sousa

  • Fabrico de protótipo completo da embraiagem em resina maquinável.

Filipe Pontinha e José Assunção

  • Optimização do sistema de direcção

Agostinho Rocha e Sérgio Pereira

  • Fabrico do chassis em alumínio.

Armando Bispo, Daniel Simões, Fausto Gonçalves, Luís Pinheiro, Pedro Sengo, Ronnie Caxola e Tiago Nobre

  • Preparação do molde “fêmea” referente à parte superior da carnagem;
  • Colocação de apoios entre o molde “fêmea” e o chão;
  • Preparação dos moldes para laminagem, através da aplicação de Gelcoat e corte prévio do tecido de fibra de vidro.

Carlos Fernandes e Hugo Sacramento

  • Construção dos Cubos e Veios de roda.

Gonçalo Cravo e Luis Pinhal

  • Acabamento final dos moldes das carenagens;
  • Fabrico das carenagens em tecido de fibra de vidro e resina epoxy.

Sérgio Carvalho e Tiago Encarnação

  • Optimização da geometria das jantes;
  • Criação de um programa para a maquinação dos moldes das jantes;
  • Maquinação de um molde para o aro da jante à escala real.

A situação actual permite-nos considerar a entrada em competição num prazo mais objectivo. Para tal, foi constituída uma equipa fixa, composta por alunos, ex-alunos, professores e técnicos. Todos com vontade de materializar um projecto que representará, além-fronteiras, o ISEL e os seus parceiros. 

Membros constituintes:

Ana Oliveira (Aluna de mestrado);
Bruno Amiano (Aluno de mestrado);
Bruno Moniz (Técnico Superior/aluno de mestrado);
João Jerónimo (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Luis Simões (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Pedro Nunes (Técnico Superior/aluno de mestrado);
Sérgio Carvalho (Aluno de mestrado);
Tiago Encarnação (Aluno de mestrado).

Patrocinadores

  • ABCOR
  • AEISEL
  • COSTA & PARADA Lda.
  • IGUS
  • ISEL
  • JB MOTOS
  • MATEXPLAS
  • OGMA
  • RODILUX
  • SAPA
  • SESIMBRA-CAMARA MUNICIPAL
  • SUPERBIKES COMPETIÇÃO
Descrição
LEM
Ano
2008/2009