Apresentação
A Shell Eco-marathon, é um projecto educacional inovador, que integra os valores associados ao desenvolvimento sustentável: protecção do ambiente, controle da energia e reconhecimento da diversidade individual e cultural.
Uma das particularidades da Shell Eco-marathon Europeia é a de oferecer aos participantes a oportunidade de testar as suas ideias através de um modo bastante concreto. O princípio desta competição é simples: conseguir conduzir o número máximo de quilómetros num circuito automóvel, com o menor gasto de combustível possível.
O design futurista dos veículos que marcam presença no evento de final de ano, em Nogaro, oferece uma amostra de como os jovens cientistas e técnicos de hoje, podem influenciar o transporte de amanhã.
A Shell Eco-marathon é outra demonstração chave do compromisso da Shell para a Mobilidade Sustentável, através da utilização dos conhecimentos próprios de peritos e o entendimento do sector energético, como ajuda a realçar os desafios e educar a próxima geração de jovens.
Génese
Este projecto nasceu, conceptualmente, em 2003, constituindo, então, o projecto final do Bacharelato em Engenharia Mecânica do ISEL dos alunos Pedro Navarro e Rui Marques.
Com base neste trabalho, outros grupos de alunos foram contribuindo, ao longo dos sucessivos anos lectivos, para o crescimento e desenvolvimento do projecto, que hoje conhecemos como Nónio.
Esta designação, Nónio, é uma homenagem ao matemático português, Pedro Nunes, inventor do nónio. Trata-se de um instrumento de medida, constituído por um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra, capaz de medidas com uma precisão de 0,05mm.
Concepção
Tratando-se de um projecto educacional, é importante depositar nos alunos, a responsabilidade de projectar, dimensionar, estudar e optimizar os componentes do Nónio.
Fabrico
Dentro do possível, também o fabrico destes componentes realiza-se dentro de portas e pelos alunos.
Exemplos disso são algumas peças já produzidas como: as carenagens, o chassis em aço (1ª versão) e em alumínio (2ª versão), modelos em resina do sistema de embraiagem, modelos em resina das mangas de eixo da direcção, ou mesmo os moldes em resina para o fabrico das jantes em fibra de carbono.
Equipa
A actual equipa gostaria de agradecer a todos aqueles que, directa ou indirectamente, deram o seu contributo para o avanço deste projecto. Citamos aqui algumas dessas pessoas, mas estendemos o nosso reconhecimento aos que não serão referidos.
Pedro Navarro e Rui Marques:
- Concepção do Protótipo I (de raiz);
- Protótipo virtual modelado em Solidworks;
- Análise estrutural do chassis com recurso a software de cálculo por método de elementos finitos (FEM), nomeadamente ANSYS e COSMOS Works;
- Estudo do perfil aerodinâmico do veículo, com recurso a software de dinâmica de fluidos computacional (CFD), COSMOS Floworks;
- Este protótipo apresentava um chassis tubular de secção circular.
Ana Oliveira e Bruno Amiano:
- Concepção do Protótipo II (baseado no Protótipo I);
- Optimização do chassis em ANSYS e COSMOS Works. Este continua a ser tubular, mas passa a ter secção rectangular e com nova geometria;
- Estudos aerodinâmicos em COSMOS Floworks para optimização da geometria das carenagens;
- Realização de ensaios dinâmicos em curva, com recurso ao software COSMOS Motion;
- Optimização dos sistemas de direcção e de travagem;
- Criação de programa de maquinação para as mangas de eixo da direcção por intermédio do CATIA V5, e consequente simulação no mesmo software.
Ricardo Real e Tiago Marques
- Concepção do sistema de transmissão e embraiagem electromagnética;
- Criação de um programa para a maquinação da embraiagem;
- Simulação e fabrico dos modelos no centro de maquinação CNC, de alguns componentes do sistema.
Kevin Oliveira, Ricardo Pontes e Euleutério Caboz
- Modelação tridimensional das jantes, a serem fabricadas em fibra de carbono e espuma estrutural;
- Estudo do modelo virtual em ANSYS.
Luis Ferrão e Paulo Reis
- Concepção e fabrico de molde e contra-molde, à escala, 1:2 de uma das jantes.
Vítor Pinto e Nuno Sousa
- Fabrico de protótipo completo da embraiagem em resina maquinável.
Filipe Pontinha e José Assunção
- Optimização do sistema de direcção
Agostinho Rocha e Sérgio Pereira
- Fabrico do chassis em alumínio.
Armando Bispo, Daniel Simões, Fausto Gonçalves, Luís Pinheiro, Pedro Sengo, Ronnie Caxola e Tiago Nobre
- Preparação do molde “fêmea” referente à parte superior da carnagem;
- Colocação de apoios entre o molde “fêmea” e o chão;
- Preparação dos moldes para laminagem, através da aplicação de Gelcoat e corte prévio do tecido de fibra de vidro.
Carlos Fernandes e Hugo Sacramento
- Construção dos Cubos e Veios de roda.
Gonçalo Cravo e Luis Pinhal
- Acabamento final dos moldes das carenagens;
- Fabrico das carenagens em tecido de fibra de vidro e resina epoxy.
Sérgio Carvalho e Tiago Encarnação
- Optimização da geometria das jantes;
- Criação de um programa para a maquinação dos moldes das jantes;
- Maquinação de um molde para o aro da jante à escala real.
A situação actual permite-nos considerar a entrada em competição num prazo mais objectivo. Para tal, foi constituída uma equipa fixa, composta por alunos, ex-alunos, professores e técnicos. Todos com vontade de materializar um projecto que representará, além-fronteiras, o ISEL e os seus parceiros.
Membros constituintes:
Ana Oliveira (Aluna de mestrado);
Bruno Amiano (Aluno de mestrado);
Bruno Moniz (Técnico Superior/aluno de mestrado);
João Jerónimo (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Luis Simões (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Pedro Nunes (Técnico Superior/aluno de mestrado);
Sérgio Carvalho (Aluno de mestrado);
Tiago Encarnação (Aluno de mestrado).
Patrocinadores
- ABCOR
- AEISEL
- COSTA & PARADA Lda.
- IGUS
- ISEL
- JB MOTOS
- MATEXPLAS
- OGMA
- RODILUX
- SAPA
- SESIMBRA-CAMARA MUNICIPAL
- SUPERBIKES COMPETIÇÃO
Apresentação
A Shell Eco-marathon, é um projecto educacional inovador, que integra os valores associados ao desenvolvimento sustentável: protecção do ambiente, controle da energia e reconhecimento da diversidade individual e cultural.
Uma das particularidades da Shell Eco-marathon Europeia é a de oferecer aos participantes a oportunidade de testar as suas ideias através de um modo bastante concreto. O princípio desta competição é simples: conseguir conduzir o número máximo de quilómetros num circuito automóvel, com o menor gasto de combustível possível.
O design futurista dos veículos que marcam presença no evento de final de ano, em Nogaro, oferece uma amostra de como os jovens cientistas e técnicos de hoje, podem influenciar o transporte de amanhã.
A Shell Eco-marathon é outra demonstração chave do compromisso da Shell para a Mobilidade Sustentável, através da utilização dos conhecimentos próprios de peritos e o entendimento do sector energético, como ajuda a realçar os desafios e educar a próxima geração de jovens.
Génese
Este projecto nasceu, conceptualmente, em 2003, constituindo, então, o projecto final do Bacharelato em Engenharia Mecânica do ISEL dos alunos Pedro Navarro e Rui Marques.
Com base neste trabalho, outros grupos de alunos foram contribuindo, ao longo dos sucessivos anos lectivos, para o crescimento e desenvolvimento do projecto, que hoje conhecemos como Nónio.
Esta designação, Nónio, é uma homenagem ao matemático português, Pedro Nunes, inventor do nónio. Trata-se de um instrumento de medida, constituído por um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra, capaz de medidas com uma precisão de 0,05mm.
Concepção
Tratando-se de um projecto educacional, é importante depositar nos alunos, a responsabilidade de projectar, dimensionar, estudar e optimizar os componentes do Nónio.
Fabrico
Dentro do possível, também o fabrico destes componentes realiza-se dentro de portas e pelos alunos.
Exemplos disso são algumas peças já produzidas como: as carenagens, o chassis em aço (1ª versão) e em alumínio (2ª versão), modelos em resina do sistema de embraiagem, modelos em resina das mangas de eixo da direcção, ou mesmo os moldes em resina para o fabrico das jantes em fibra de carbono.
Equipa
A actual equipa gostaria de agradecer a todos aqueles que, directa ou indirectamente, deram o seu contributo para o avanço deste projecto. Citamos aqui algumas dessas pessoas, mas estendemos o nosso reconhecimento aos que não serão referidos.
Pedro Navarro e Rui Marques:
- Concepção do Protótipo I (de raiz);
- Protótipo virtual modelado em Solidworks;
- Análise estrutural do chassis com recurso a software de cálculo por método de elementos finitos (FEM), nomeadamente ANSYS e COSMOS Works;
- Estudo do perfil aerodinâmico do veículo, com recurso a software de dinâmica de fluidos computacional (CFD), COSMOS Floworks;
- Este protótipo apresentava um chassis tubular de secção circular.
Ana Oliveira e Bruno Amiano:
- Concepção do Protótipo II (baseado no Protótipo I);
- Optimização do chassis em ANSYS e COSMOS Works. Este continua a ser tubular, mas passa a ter secção rectangular e com nova geometria;
- Estudos aerodinâmicos em COSMOS Floworks para optimização da geometria das carenagens;
- Realização de ensaios dinâmicos em curva, com recurso ao software COSMOS Motion;
- Optimização dos sistemas de direcção e de travagem;
- Criação de programa de maquinação para as mangas de eixo da direcção por intermédio do CATIA V5, e consequente simulação no mesmo software.
Ricardo Real e Tiago Marques
- Concepção do sistema de transmissão e embraiagem electromagnética;
- Criação de um programa para a maquinação da embraiagem;
- Simulação e fabrico dos modelos no centro de maquinação CNC, de alguns componentes do sistema.
Kevin Oliveira, Ricardo Pontes e Euleutério Caboz
- Modelação tridimensional das jantes, a serem fabricadas em fibra de carbono e espuma estrutural;
- Estudo do modelo virtual em ANSYS.
Luis Ferrão e Paulo Reis
- Concepção e fabrico de molde e contra-molde, à escala, 1:2 de uma das jantes.
Vítor Pinto e Nuno Sousa
- Fabrico de protótipo completo da embraiagem em resina maquinável.
Filipe Pontinha e José Assunção
- Optimização do sistema de direcção
Agostinho Rocha e Sérgio Pereira
- Fabrico do chassis em alumínio.
Armando Bispo, Daniel Simões, Fausto Gonçalves, Luís Pinheiro, Pedro Sengo, Ronnie Caxola e Tiago Nobre
- Preparação do molde “fêmea” referente à parte superior da carnagem;
- Colocação de apoios entre o molde “fêmea” e o chão;
- Preparação dos moldes para laminagem, através da aplicação de Gelcoat e corte prévio do tecido de fibra de vidro.
Carlos Fernandes e Hugo Sacramento
- Construção dos Cubos e Veios de roda.
Gonçalo Cravo e Luis Pinhal
- Acabamento final dos moldes das carenagens;
- Fabrico das carenagens em tecido de fibra de vidro e resina epoxy.
Sérgio Carvalho e Tiago Encarnação
- Optimização da geometria das jantes;
- Criação de um programa para a maquinação dos moldes das jantes;
- Maquinação de um molde para o aro da jante à escala real.
A situação actual permite-nos considerar a entrada em competição num prazo mais objectivo. Para tal, foi constituída uma equipa fixa, composta por alunos, ex-alunos, professores e técnicos. Todos com vontade de materializar um projecto que representará, além-fronteiras, o ISEL e os seus parceiros.
Membros constituintes:
Ana Oliveira (Aluna de mestrado);
Bruno Amiano (Aluno de mestrado);
Bruno Moniz (Técnico Superior/aluno de mestrado);
João Jerónimo (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Luis Simões (Licenciado em Engenharia Mecânica);
Pedro Nunes (Técnico Superior/aluno de mestrado);
Sérgio Carvalho (Aluno de mestrado);
Tiago Encarnação (Aluno de mestrado).
Patrocinadores
- ABCOR
- AEISEL
- COSTA & PARADA Lda.
- IGUS
- ISEL
- JB MOTOS
- MATEXPLAS
- OGMA
- RODILUX
- SAPA
- SESIMBRA-CAMARA MUNICIPAL
- SUPERBIKES COMPETIÇÃO