O professor Mário Mendes (ADEM/ISEL) é o novo Presidente da Direção da Associação International Society of Automation, Portugal - ISA Portugal. Da nova equipa agora eleita, para o mandato 2021, faz ainda parte o professor Joaquim Monteiro (ADEM/ISEL).
A secção portuguesa da ISA (www.isa.org), é uma associação com sede no ISEL desde a sua fundação, em 2009, propondo-se a criar um mundo melhor por meio da automação. A ISA desenvolve padrões globais amplamente usados; certifica profissionais da indústria; oferece educação e treino; publica livros e artigos técnicos; realiza conferências e exposições; fornece programas de desenvolvimento de carreira e networking para seus 40.000 membros e 400.000 clientes em todo o mundo.
Esta associação criou a ISA Global Cybersecurity Alliance que visa promover o avanço e a consciencialização da segurança cibernética em instalações e processos de manufatura e infraestruturas críticas. Esta Aliança reúne empresas de usuários finais, fornecedores de sistemas de automação e controlo, fornecedores de infraestrutura de IT, fornecedores de serviços, integradores de sistemas e outras organizações de partes interessadas em segurança cibernética para abordar proactivamente as ameaças crescentes.
A ISA é proprietária da www.automation.com, uma editora online líder de conteúdo relacionado à automação, e é a patrocinadora fundadora da The Automation Federation, uma associação de organizações sem fins lucrativos que atuam como “The Voice of Automation”. Por meio de uma subsidiária integral, a ISA preenche a lacuna entre as Normas e sua implementação com o ISA Security Compliance Institute e o ISA Wireless Compliance Institute.
O Professor Jorge Sousa (ADEEEA/ISEL) foi eleito Presidente da Direção da APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia (www.apeen.pt) para o biénio 2020-2022, sucedendo aos anteriores Presidentes Jorge Vasconcelos (Newes) e Isabel Soares (Universidade do Porto). A atual direção conta com membros de instituições académicas com uma grande cobertura nacional e de empresas do sector energético (EDP, Galp e REN).
A APEEN foi fundada em 2015 na Universidade de Aveiro, sendo a filial portuguesa da IAEE - International Association for Energy Economics (www.iaee.org) com presença em mais de 100 países e com 30 filiais no mundo.
A associação tem como missão a cooperação entre os seus membros nas suas áreas de atuação e a disseminação de conhecimento na área da economia da energia, com vista a promover um debate informado e fundamentado na sociedade sobre as principais questões energéticas e ambientais. Como tal, a APEEN organiza uma conferência anual e diversos encontros temáticos sobre os temas mais relevantes no domínio da economia da energia.
A agenda para o atual biénio acompanha o desafio de alcançar uma economia com impacto neutro no clima até 2050, tal como assumido pela União Europeia no quadro do Acordo de Paris, centrando o debate em áreas relevantes como a eficiência energética, as energias renováveis, o hidrogénio verde e outros gases renováveis, a mobilidade sustentável, os mercados de balanço e de flexibilidade e a pobreza energética.