No dia 24 de março de 2025, assinalando o Dia do Estudante, a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril inaugurou, no Átrio Principal (Edifício P) do ISEL, a exposição "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril". Esta mostra revisita a luta estudantil contra o Estado Novo e o seu papel essencial na construção da democracia portuguesa.
A sessão de inauguração contou com intervenções do Presidente do ISEL, José Nascimento; do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), António Belo; do estudante Jaden Gomes, Presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAILP); e de Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão, que destacou a importância do 25 de Abril como um momento fundador da democracia portuguesa, sublinhando as profundas transformações económicas, sociais e culturais que a revolução desencadeou, impulsionadas, em grande parte, pelo movimento estudantil.
A inauguração foi seguida de uma visita guiada conduzida pelo historiador Gil Gonçalves, membro da equipa de investigação da exposição, proporcionando um olhar aprofundado sobre os eventos e protagonistas que marcaram a história estudantil no período do Estado Novo.
Texto: Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril
Imagens: SCI/ISEL