O ISEL marcou presença na Feira Internacional de Construção, Tektónica 2025, que decorreu entre os dias 10 e 12 de abril na FIL, em Lisboa. A Professora Alexandra Costa, Vice-Presidente do ISEL para as Infraestruturas e Equipamentos e docente do Departamento de Engenharia Civil, integrou o painel de jurados do Prémio Inovação Tektónica 2025, e teve a honra de entregar um dos galardões.
O Prémio promovido anualmente, distingue produtos, soluções e serviços que se destacam pela sua inovação, sustentabilidade e aplicabilidade no setor da construção. A edição de 2025 contou com a participação de dezenas de empresas e projetos, distribuídos por diversas categorias, como Banho, Cozinha, Equipamentos Exteriores, Eficiência Energética, Novos Materiais, entre outros.
A Professora Alexandra Costa foi responsável pela entrega do prémio na categoria "Máquinas e Equipamentos", atribuído à empresa Nacionalrev, Lda pela sua solução inovadora I.GEO BOX, desenvolvida para combater a humidade por capilaridade em edifícios. Esta distinção reconhece o mérito técnico e a relevância da inovação no setor da construção.
A presença do ISEL neste evento reforça o compromisso da instituição com a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor da engenharia, bem como o seu papel ativo no reconhecimento e valorização da excelência técnica e científica em Portugal.
Mais informações sobre o prémio podem ser consultadas aqui.
Imagens: Organização Tektónica
22/04/2025
No passado dia 26 de março, o Laboratório de Máquinas Elétricas do Departamento de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação (DEEEA/ISEL), recebeu a visita dos alunos do CENFIC do Prior Velho, a fim de ser ministrada uma aula prática acerca da diversidade de soluções de motores elétricos e as suas aplicações.
Esta visita, promovida pelo alumnus ISEL e professor da disciplina de Máquinas Elétricas Rotativas no CENFIC, Marco Santos, contou com o apoio do professor Armando Cordeiro (Presidente do DEEEA/ISEL), e foi conduzida pelo professor Pedro Fonte (DEEEA/ISEL) e pelo professor Ricardo Luís (DEEEA/ISEL).
De caracter demonstrativo, a aula incidiu sobre máquinas elétricas AC e DC e a sua relevância em sistemas de energia elétrica e aplicações industriais.
Toda a passagem pelo laboratório foi um sucesso e despoletou grande interesse por parte dos alunos.
16/04/2025
No dia 3 de abril, o professor José Simão (DEETC/ISEL) representou o ISEL no workshop "Fatores de sucesso do ecossistema da mobilidade numa nova dinâmica das cidades do futuro – as pessoas, as organizações, os recursos" integrado no Fórum Empresarial de Alenquer 2025, a convite da Presidente da Associação IDESCOM, Dra. Isabel Soares Carneiro.
Durante a sessão, o Prof. José Simão apresentou o projeto em curso “Plataforma para a Gestão e Operação de Redes Multimodais de Transporte”, desenvolvido no âmbito do consórcio Aliança para a Transição Energética (ATE). Esta plataforma inovadora visa otimizar a mobilidade urbana através da gestão integrada de transportes multimodais, abrangendo atualmente autocarros e comboios, com foco na melhoria da eficiência operacional e da experiência dos passageiros.
O ISEL participa neste projeto contribuindo para a definição da arquitetura do sistema de recolha de dados de contagem de passageiros em diferentes veículos e estações multimodais, bem como para o processamento e disponibilização em tempo real desses dados numa plataforma central.
O bolseiro do projeto ATE, e aluno do MEIC, João Cravo, está atualmente a integrar novos dados de contexto, tais como condições meteorológicas e de trânsito, com vista à utilização de modelos de previsão de ocupação de veículos com o objetivo de melhorar a operação da rede de transportes. Este trabalho do aluno João Cravo é também uma das contribuições da sua dissertação em curso, com a coorientação da Professora Matilde Pato (DEETC/ISEL).
A participação neste workshop reforçou a importância da inovação tecnológica e da colaboração entre entidades académicas, municípios e empresas para um futuro mais sustentável na mobilidade urbana.
Mais informações
08/04/2025
O ISEL congratula-se pela eleição de vários dos seus atuais e antigos docentes para os órgãos nacionais da Ordem dos Engenheiros no triénio 2025-2028.
As eleições, que decorreram recentemente, culminaram na reeleição de Fernando Manuel de Almeida Santos como novo Bastonário da Ordem dos Engenheiros. O novo mandato terá a duração de três anos, durante os quais a nova liderança se compromete a implementar as suas propostas e promover o desenvolvimento da engenharia em Portugal.
O processo eleitoral incluiu a votação para diversos órgãos, como a Assembleia de Representantes, o Conselho de Supervisão, o Conselho Fiscal Nacional e o Conselho Jurisdicional.
Membros do ISEL eleitos:
António Abreu (DEM/ISEL) – Membro do Conselho de Admissão e Qualificação na área de Engenharia e Gestão Industrial.
António Carlos Laranjo da Silva (antigo docente do ISEL) – Presidente do Conselho Fiscal Nacional.
António Oliveira (DEQ/ISEL) – Vogal do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia de Segurança e Qualidade.
António Osório (DEETC/ISEL) – Membro do Conselho de Admissão e Qualificação na área de Engenharia Informática.
Helena Maria da Nóbrega Teixeira Avelino (DEQ/ISEL) – Presidente do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Química e Biológica.
Isabel João (DEQ/ISEL) – Vice-Presidente do Conselho Jurisdicional.
José Carlos Quadrado (DEEEA/ISEL) – Presidente da Comissão de Ensino e Formação.
José Rosa de Almeida (antigo docente do ISEL) – Vogal da Comissão de Especialização de Luminotecnia.
José Sobral (DEM/ISEL) – Vogal do Colégio de Especialidade de Engenharia Mecânica.
João Garcia (DEM/ISEL) – Vogal da Comissão de Especialização em Avaliações de Engenharia.
João Gomes (DEQ/ISEL) – Suplente na Assembleia de Representantes.
Luísa Teles Fortes (DEC/ISEL) – Vogal da Comissão de Especialização de Transportes e Vias de Comunicação.
Manuel de Matos Fernandes (antigo docente do ISEL) – Presidente do Conselho de Colégio de Especialidade de Engenharia Eletrotécnica.
Pedro Vieira (DEETC/ISEL) – Vogal da Comissão de Especialização de Telecomunicações.
Estas nomeações refletem o papel preponderante do ISEL na formação de engenheiros de excelência que contribuem ativamente para o progresso do setor em Portugal. A todos os eleitos, desejamos votos de sucesso e um mandato pleno de realizações.
03/04/2025
No dia 24 de março de 2025, assinalando o Dia do Estudante, a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril inaugurou, no Átrio Principal (Edifício P) do ISEL, a exposição "Primaveras Estudantis: da Crise de 1962 ao 25 de Abril". Esta mostra revisita a luta estudantil contra o Estado Novo e o seu papel essencial na construção da democracia portuguesa.
A sessão de inauguração contou com intervenções do Presidente do ISEL, José Nascimento; do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), António Belo; do estudante Jaden Gomes, Presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAILP); e de Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão, que destacou a importância do 25 de Abril como um momento fundador da democracia portuguesa, sublinhando as profundas transformações económicas, sociais e culturais que a revolução desencadeou, impulsionadas, em grande parte, pelo movimento estudantil.
A inauguração foi seguida de uma visita guiada conduzida pelo historiador Gil Gonçalves, membro da equipa de investigação da exposição, proporcionando um olhar aprofundado sobre os eventos e protagonistas que marcaram a história estudantil no período do Estado Novo.
Texto: Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril
Imagens: SCI/ISEL