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Notícias
O Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa - MENTori@IPL, arrancou oficialmente com as primeiras sessões da edição de 2025/2026. A iniciativa, que vai já na 5.ª edição, implementada em seis das oito escolas do IPL (ESCS, ESD, ESELx, ESSL, ISCAL e ISEL), tem como objetivo apoiar a integração de estudantes que iniciam agora o ensino superior, promovendo relações de proximidade, partilha e apoio entre colegas.A primeira sessão da formação inicial de mentores decorreu no dia 2 de setembro de 2025, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), no auditório Vítor Macieira, e contou com várias atividades de integração, para os alunos mentores, com o objetivo de criar um primeiro contacto informal entre os participantes.  Durante a abertura, o anfitrião, presidente da ESCS, André Sendin, reforçou o papel ativo de todos os envolvidos, sublinhando: “Eu continuo a seguir estes programas porque acredito que não se trata apenas de ajudar os outros a integrar-se, trata-se também de sermos nós próprios integrados. Que sejam felizes neste programa de mentoria.”Na mesma sessão, a vice-presidente do IPL para os académicos, inovação pedagógica, qualidade e Erasmus+, Cristina Borges de Azevedo saudou o espírito voluntarioso dos estudantes participantes, sublinhando o empenho do IPL em promover a integração dos novos estudantes como uma oportunidade de enriquecimento académico, pessoal e social. Destacou ainda a novidade deste ano: o programa MENTori@IPL passa a integrar o recém-criado Espaço de Apoio a Estudantes, uma estrutura multifuncional dedicada ao bem-estar e acompanhamento da comunidade estudantil. João Lobato, administrador dos Serviços de Ação Social do IPL, falou da importância do papel dos mentores na construção de uma comunidade académica mais coesa e colaborativa. “Quem se inscreveu neste programa tem uma vocação especial: são agentes de animação social e liderança. Este é um passo importante para melhorar o ecossistema dentro das instituições.” Já Conceição Soares, psicóloga dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), defendeu que o programa deve centrar-se nas ligações humanas: “Queremos combater o que já é conhecido como “inverno relacional”. Este deve ser um programa focado na promoção das relações, que são a nossa primeira linha de apoio em qualquer situação de desafio ou dificuldade.”A segunda sessão de formação de mentores do MENTori@IPL decorreu no no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no auditório do 3.º piso do edifício C, no dia 9 de setembro de 2025. A formação, com a duração aproximada de cinco horas e obrigatória para novos mentores, contou de manhã com intervenções institucionais, momentos de acolhimento e atividades de reflexão sobre o papel e responsabilidades do/a mentor/a, incluindo pistas para resolução de situações desafiantes. Foram ainda apresentadas as etapas do programa, a calendarização e as formas de reconhecimento da participação (certificado, suplemento ao diploma e bolsa). Durante a tarde, os novos mentores juntaram-se a colegas de edições anteriores para a partilha de testemunhos e dinâmicas de grupo, reforçando a integração e o envolvimento ativo na comunidade académica.Este ano, a formação de mentores iniciou-se mais cedo, com o propósito de tornar mais célere o processo de atribuição de mentores a estudantes recém ingressados, que já se estão a inscrever como mentorandos.Até à data da realização da 2ª edição de formação inicial estavam inscritos 232 mentores, 74 dos quais já desempenharam esse papel no ano letivo passado. As inscrições irão prosseguir e novas edições de formação irão ocorrer, para fazer crescer o Programa MENTori@IPL, que este ano letivo vai inaugurar, também, um programa de formação contínua de mentores, ao longo do ano letivo, baseada nos cinco atos relacionais básicos: respeitar, escutar, ajudar, verbalizar e partilhar informação. Sobre o programa MENTori@IPLA MENTori@IPL é coordenado pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL), em articulação com as escolas e institutos que compõem o IPL. O programa foi criado no ano letivo de 2021/2022 e visa promover a integração dos novos estudantes na sua escola e curso, bem como o seu desenvolvimento pessoal e académico. Com foco nestes objetivos fulcrais, será possível contribuir para resultados mais amplos, designadamente, o sucesso académico e a formação de cidadãos participativos. [flickr-photoset:id=72177720328834234, size=q, num=10]Ver no flickr Texto de MFC/GCI/IPLImagens de JC/GCI/IPLVideo de BP/GCI/IPL
O ISEL recebeu na passada quarta-feira, dia 10 de setembro, 34 estudantes ao abrigo do programa Erasmus+, que iniciam agora a sua experiência académica em Lisboa.Do total de participantes, 15 frequentam mestrado e 19 licenciatura, representando 13 nacionalidades distintas: Hungria, Alemanha, Lituânia, Espanha, Itália, Turquia, República Checa, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Brasil e Roménia.Os novos alunos irão integrar nove áreas de estudo diferentes, que abrangem: Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrónica de Telecomunicações e de Computadores, Engenharia Mecânica, Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Informática e Multimédia e Engenharia Química e Biológica.A sessão de boas-vindas contou com um momento de receção institucional e apresentação dos serviços do ISEL e visita guiada ao campus.
No dia 10 de setembro, o ISEL abriu as portas para receber a nova geração de engenheiros/as, físicos/as e matemáticos/as.O Presidente do ISEL, professor José Nascimento, deu as boas-vindas com uma mensagem de confiança e inspiração, lembrando que cada estudante é agora parte de uma comunidade que constrói o futuro.A Vice-Presidente, professora Carla Viveiros, apresentou a riqueza das atividades extracurriculares e dos núcleos estudantis, reforçando que a experiência académica vai muito além das salas de aula.O Presidente da Associação de Estudantes do ISEL, estudante Tomás Moscatel, trouxe a energia da AEISEL, destacando as oportunidades culturais e desportivas que tornam a vida no campus vibrante e inesquecível.Entre discursos, entrega de Welcome Kits e uma visita ao campus, os novos estuantes foram recebidos com entusiasmo e motivação para uma jornada que combina excelência académica, crescimento pessoal e comunidade vibrante.  [flickr-photoset:id=72177720328976506, size=q, num=10]Ver no flickr
O Professor do ISEL José Sobral (DEM/ISEL) participou no programa 360º da RTP3, em representação da Ordem dos Engenheiros.A sua intervenção integrou o painel dedicado ao recente acidente no Elevador da Glória, incidindo sobre a importância da Manutenção e as potenciais relações com a ocorrência.A indicação pela Ordem dos Engenheiros teve por base a sua experiência como vogal do Colégio de Engenharia Mecânica (Região Sul), a especialização em Manutenção pela Ordem, bem como o percurso académico e profissional nesta área: docente no ISEL há mais de 20 anos, ex-Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Manutenção e Gestão de Ativos (APMI) e atualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Associação.O programa pode ser revisto em RTP Play.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) reconhece excelência da investigação desenvolvida pelos docentes e investigadores do ISEL.Foram recentemente aprovadas para financiamento, no âmbito do concurso plurianual da FCT, diversas unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) nas quais o ISEL é Entidade de Gestão ou Participante. O ISEL é Entidade de Gestão de centros de investigação cuja produção científica é de excelência, incluindo o CTS - Centro de Tecnologias e Sistemas (Excelente), o NOVA LINCS - Laboratório para a Ciência da Computação e Informática (Excelente) e o CIMA - Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (Excelente), bem como o CeFEMA - Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (Muito Bom),  o CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional (Muito Bom),  CERENA - Centro de Recursos Naturais e Ambiente (Muito Bom) e o IDL - Instituto Dom Luiz (Muito Bom).Paralelamente, o ISEL é Entidade Participante em unidades de investigação de elevado prestígio, como o IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica (Excelente), o CQE - Centro de Química Estrutural (Muito Bom) e o CEMAT - Center for Computational and Stochastic Mathematics (Muito Bom).Além destas, a FCT atribui igualmente a classificação de Excelente ou Muito Bom a outras unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) às quais pertencem docentes do ISEL.As Unidades de I&D são avaliadas periodicamente pela FCT, sendo atribuída uma classificação que determina o financiamento para o período plurianual seguinte. A avaliação agora concluída incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas realizadas entre 2018 e 2023, bem como sobre os objetivos, a estratégia e o plano de atividades definidos para 2025-2029.Estes resultados refletem o empenho e a qualidade da investigação desenvolvida por docentes, investigadores e estudantes do ISEL, sustentada em redes de colaboração nacionais e internacionais e em parcerias estratégicas com a indústria e a sociedade.
O ISEL participou na Conferência da Aliança para a Transição Energética (ATE) no Centro de Congressos do Super Bock Arena no Porto. Estiveram presentes alguns dos 80 parceiros do projeto ATE e esteve em destaque, na área de demonstrações, o projeto “Plataforma Multimodal de Gestão de Transportes Públicos”, com apresentação do protótipo instalado na Estação de Ermesinde e em autocarros geridos pela Maia Transportes e Carris. O ISEL esteve representado pelo professor José Simão (DEI/ISEL) e pelo estudante do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores e bolseiro do projeto, João Cravo.O projeto ATE, do qual o ISEL é parceiro, pretende desenvolver um ecossistema estrutural que promova uma profunda transformação no perfil do setor energético,  com base numa estratégia concertada e multidimensional para a neutralidade carbónica, incluindo novas soluções de mobilidade sustentáveis. Está previsto que 60% do investimento seja em inovação de TRL alto, ou seja, tecnologias com um nível de maturidade elevado e com a capacidade de serem demonstráveis em cenários de uso real. Na imagem (da esquerda para a direita): Professor António Andrade (IDMEC/IST), estudante João Cravo (ISEL), Professor José Simão (ISEL), Professora Virgínia Infante e o Investigador Nuno Matos (ambos do  (IDMEC/IST))