Passar para o conteúdo principal
Notícias
30/04/2021
O projeto PIC4PhotoAKI arrancou em abril e tem como objetivo fabricar um protótipo laboratorial (TRL4) dum sensor plasmónico para o diagnóstico da Insuficiência Renal Aguda (AKI). O processo de fabrico é baseado na tecnologia do silício amorfo depositado por PECVD, permitindo a produção dum circuito fotonico integrado (PIC) de baixo custo.  O trabalho é realizado no contexto do projeto ACTPHAST4R, financiado pelo programa H2020, que irá apoiar a fase de produção de uma estrutura PIC composta por grating divisor de MMI, estruturas interferométricas. Durante um período global de 10 meses, o ISEL juntamente com as instituições parceiras, a Vrije Universiteit Brussel - Brussels Photonics Team e UPV Universidad Politécnica de Valencia, vão colaborar no desenvolvimento do projeto que conta com uma taxa de alocação de cerca de 20%. O investigador responsável no ISEL é o Professor Alessandro Fantoni (ADEETC/ISEL), que conta ainda com a colaboração dos docentes: Miguel Fernandes (ADEETC/ISEL), João Costa (ADEETC/ISEL), Yuri Vygranenko (ADEETC/ISEL), Paulo Lourenço (ADEETC/ISEL) e Manuela Vieira (ADEETC/ISEL). O aluno do Mestrado em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações, Paulo Soares, está a realizar a sua tese no âmbito deste projeto. Esta parceria entre o ISEL e a Universidade de Valência, pretende tornar-se num marco que determine o início de novas colaborações de maior alcance, ambicionando inclusivamente financiamentos a nível Europeu.
25/04/2021
O projeto CoVIS tem como objetivo desenvolver uma solução de monitorização, em tempo real, de sinais vitais com recurso a técnicas wireless.  No contexto pandémico que vivemos atualmente com a COVID-19, surge a necessidade de monitorização à distância da condição do paciente hospitalizado. O COVIS visa desenvolver e estudar um sistema low cost e contactless capaz de monitorizar sinais vitais e obter informações acerca do meio ambiente, permitindo aos profissionais de saúde ter acesso remoto a informação sobre o paciente em tempo real e com possibilidade de receber alertas caso exista alguma alteração extraordinária nos sinais vitais do paciente. Esta técnica para além de ser mais confortável para o paciente, uma vez que elimina o uso de fios, permite também aos profissionais de saúde evitar o contacto permanente com pacientes que possuam doenças contagiosas, como é o caso da COVID-19. Financiado pelo Programa Compete 2020, é liderado pela empresa Wavecom em copromoção com o Instituto de Telecomunicações - Aveiro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Iniciado a 15 de outubro de 2020 tem a duração de 9 meses. O ISEL participa como parceiro, tendo como responsável local o Professor Pedro Pinho (ADEETC/ISEL), Professor Paulo Marques (ADEETC/ISEL), e os bolseiros Rita Almeida, Fábio Silva e Helder Justino (alunos do MEET/ISEL). Artigo “Medir a saúde à distância” publicado no semário Expresso de 16 de abril de 2021. Mais informações em https://covis.wavecom.pt/
05/04/2021
O Trabalho Final de Mestrado do alumnus de Mestrado em Engenharia Mecânica, Nuno Miguel Canas Antunes, foi distinguido com um honroso segundo lugar numa avaliação das melhores teses de Mestrado na área da Manutenção a nível Europeu (EFNMS Excellence Award), tendo representado Portugal nesta categoria.  Esta distinção foi atribuída pela EFNMS (European Federation of National Maintenance Societies) e pela Fundação Salvetti, reconhecendo assim o trabalho intitulado "Avaliação do risco em ativos físicos baseada na metodologia Fuzzy-FMEA", orientado pelo professor José Sobral (ADEM/ISEL).