Passar para o conteúdo principal
Notícias
30/11/2021
Visando a promoção de atividades de responsabilidade ambiental e social, no passado dia 23 de novembro, o ISEL comemorou o Dia da Floresta Autóctone com uma ação de plantação de árvores e arbustos no seu Campus. A ação foi organizada pelos grupos dos Espaços Exteriores e da Biodiversidade do Programa ISEL Eco-Escolas e contou com a participação de alunos, docentes e funcionários do ISEL, bem como da IPSS Tempo de Mudar, sediada no Bairro dos Lóios em Marvila, a qual envolveu 20 crianças do ensino pré-escolar com idades entre os 2  e os 5 anos. Contámos ainda com a presença de vários pais e mães Marvilenses que, acompanhados dos seus bebés, se juntaram a nós nesta atividade ao ar livre. Previamente à ação, foram removidas 21 árvores de espécies invasoras (acácias) do Campus do ISEL, sendo que durante a atividade de dia 23 foram plantadas 31 plantas de 10 espécies autóctones diferentes (entre as quais loureiros, sobreiros, carvalhos, azinheiras e alfarrobeiras). As plantas foram gentilmente cedidas pela Divisão de Manutenção e Requalificação da Estrutura Verde da CML que, por intermédio do Engº Rui Simão, nos tem apoiado nas acções de plantação promovidas ao abrigo do Programa Eco-escolas. Tivemos ainda a colaboração da empresa Valor Sul que ofereceu o composto orgânico para as plantas e da empresa Terra Composta, que colaborou no processo de plantação. A empresa Eat, Dream and Smile (https://eatdreamsmile.pt/sobre-nos/) amavelmente ofereceu um lanche aos mais pequeninos, após uma tarde intensa de atividade com as mãos na terra. Foi uma tarde passada com muito entusiasmo e alegria, por parte de todos os que aderiram a esta iniciativa, ficando já o repto para a continuação de mais atividades similares envolvendo a comunidade ISELiana em parceria com a comunidade envolvente de Marvila, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
26/11/2021
No passado dia 16 de novembro, no âmbito do evento Portugal Smart Cities Summit, o docente Nuno Cruz (DEETC/ISEL e FIT/ISEL) realizou uma apresentação intitulada “Ligue-se à rede LoRa de Lisboa” no stand da Câmara Municipal de Lisboa (CML). No âmbito da parceria multidisciplinar entre o grupo de trabalho FIT/ISEL e a CML, foi apresentado o resultado da criação de uma rede aberta, baseada em LoRa para o município de Lisboa. Esta rede para além de suportar as diferentes verticais de uma cidade inteligente, sustenta que qualquer indivíduo também a possa utilizar para ligar os seus dispositivos IoT às suas aplicações, através de uma rede de longo alcance, gratuita para todos, promovendo assim o ambiente de inovação que se tem vindo a sentir em Lisboa. Esta cooperação com a CML é mais um resultado de uma longa parceria que teve início em 2016 da qual surgiram outros projetos como a ligação à Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa, do Centro de Operação Integrada, o piloto da utilização de LoRa para os resíduos urbanos, formações na área de Ciber-segurança a rede de comunicações criticas para a Sala de Operações Conjuntas do Monsanto, entre outras.
25/11/2021
A edição 2020/21 do CSWA - Certificado SolidWorks Associate teve a sua sessão de certificação no passado dia 10 de novembro. Destaca-se que 36 alunos, num total de 44, obtiveram o certificado e, destes, 36,4% obtiveram a classificação máxima (240 pontos em 240 pontos possíveis). Realizada sob a orientação do professor Ricardo Portal, a iniciativa teve o apoio da Sqédio, que possibilitou a estes alunos, os quais se haviam distinguido na UC Desenho Assistido por Computador, frequentarem a formação gratuitamente.  Os alunos aprovadas nesta edição são: Pedro Costa, Duarte Marto, Rodrigo Laranjo, Gonçalo Ramalho, Diogo Botelho, António Luís, Sofia Gomes, Rita Mergulhão, Nuno Lourenço, Ricardo Simões, Beatriz Henriques, João Fortunato, Esdras Soares, Tiago Fernandes, Pedro Pinheiro, João Cotrim, Diogo Marques, João Fonseca, Afonso Lucas, Catarina Ferreira, Rodrigo Dias, Rúben Carrolo, João Manzarra, Gonçalo Morais, Vasco Candeiras, Tomás Lopes, Patrícia Mendes, Bruno Souza, João Pereira, Manuel Oliveira, Lara Alves, Duarte Gomes, Nuno Patrício, Tiago Pinto, Diogo Baganha e António Luz.  Desde 2017, 166 alunos de Engenharia Mecânica do ISEL obtiveram o seu CSWA.
17/11/2021
Na sequência das confirmações da professora Sandra Aleixo, como presidente do Conselho Pedagógico, e do professor João Alfredo dos Santos, como Presidente do Conselho Técnico-Científico, nos órgãos respetivos, decorreu no passado dia 16 de novembro, nos Serviços da Presidência do IPL, a tomada de posse da professora Sandra Aleixo e do professor João Alfredo dos Santos no cargo que vão desempenhar. A cerimónia foi conduzida pelo Presidente do IPL, Elmano Margato, e contou com a presença do Presidente do ISEL José Nascimento. Imagens DS/GCI IPL
15/11/2021
No âmbito do programa Eureka, uma rede europeia que reúne diversas instituições de ensino superior, decorreu no passado dia 15 de novembro a visita de uma delegação da VSB - Universidade Técnica de Ostrava, da República Checa, ao ISEL. Pavel Kromer, Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação e Vice-Presidente para a Cooperação Internacional, e Michaela Vrazelova, Diretora do Gabinete de Assuntos Internacionais, começaram por reunir com o Presidente do ISEL, José Nascimento, o Presidente do DEETC, Manuel Barata, o pró-presidente para a Internacionalização e Cooperação do IPL, Fernando Melício, e pela coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais do IPL, Cristina Marques. Este encontro serviu para aproximar as duas instituições em termos de futuras parcerias no ensino e na inovação. Em seguida, visitaram laboratórios do ISEL, de especial interesse para os visitantes: o Laboratório de Engenharia e Saúde, onde contactaram com os investigadores Rúben Araújo, Tiago Fonseca e Cristiana von Rekowski, afeto ao DEQ, e diversos laboratórios afetos ao DEETC: o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do DEETC, o Laboratório de Multimédia, o Laboratório de Optoelectrónica, os laboratórios de Eletrónica e o Laboratório Nokia - High Leverage Network Lab.  À saída, Pavel Kromer e Michaela Vrazelova mostraram-se bem impressionados com o dinamismo que testemunharam e manifestaram grande empenho em impulsionar futuras colaborações entre as duas instituições.