Passar para o conteúdo principal
Notícias
29/08/2022
Os estudantes da primeira edição da Pós-graduação Especialização em Engenharia Ferroviária realizaram, no dia 24 de agosto de 2022, uma visita ao Complexo Logístico da Infraestruturas de Portugal (IP), no Entroncamento, ao abrigo do protocolo de parceria entre as duas entidades no âmbito desta formação avançada. Nesta deslocação, o Responsável da Gestão de Armazéns, Luís Mota, apresentou os trabalhos de soldadura que os formandos iriam presenciar durante a visita. De seguida, o Encarregado de Máquinas a Somafel, Paulo Combo deu explicações pormenorizadas sobre a soldadura aluminotérmica e as soldaduras elétricas, cuja execução os formandos puderam acompanhar de perto e onde houve tempo para esclarecer dúvidas e trocar impressões com todos os intervenientes nos trabalhos e com os docentes do ISEL Armando Martins e Arménio Costa que acompanharam a visita. Surgiu ainda a oportunidade de visitar o Parque de Materiais, acompanhada com a esclarecedora exposição do representante da IP.  A Pós-Graduação Especialização em Engenharia Ferroviária caracteriza-se por uma forte componente prática, assegurada por técnicos com reconhecido mérito na área da Infraestruturas de Portugal SA, de importantes empresas construtoras nacionais, e do ISEL, que estabelece a ligação com situações concretas, através da apresentação de casos de estudo reais, no relacionamento com as empresas implantadas no sector ferroviário e de visitas acompanhadas a obras da Rede Ferroviária Nacional, e às instalações fixas da IP, como é o caso do Complexo Logístico da IP no Entroncamento.    Flickr photos from the Visita ao complexo logístico da Infraestruturas de Portugal no âmbito da Pós-graduação Especialização em Engenharia Ferroviária album. Ver no flickr
29/08/2022
O professor e investigador Nuno Cruz (DEETC/ISEL e FIT/ISEL), é autor do artigo "Tecnologia para a cidade", publicado na Revista IntelCities. O trabalho explica o papel de uma infraestrutura de comunicação municipal aberta, enquanto catalisador da inovação nas cidades inteligentes. Artigo disponível aqui.      
24/08/2022
O ISEL lançou uma nova licenciatura, dedicada ao desenvolvimento de produtos de engenharia criativos e inovadores, adaptados às necessidades atuais e futuras da sociedade e do ambiente. A licenciatura em Engenharia Física Aplicada será lecionada a partir do ano letivo 2022/2023.  Este novo curso irá dotar os alunos de competências nas novas realidades e oportunidades das plataformas de prototipagem eletrónica e da revolução IoT (Internet of Things), tais como instrumentação e eletrónica, aquisição de dados, robótica, comunicação digital e impressão 3D, entre outras.  Mantendo a forte componente prática e a ligação ao mercado de trabalho que caracterizam o ISEL, o curso desenvolve-se em ambiente de oficina, para que os alunos adquiram conhecimentos na prática do laboratório.  À semelhança de vários cursos oferecidos pelo ISEL, esta licenciatura foi desenvolvida em colaboração com diversas entidades empresariais e industriais de relevo e culmina na realização de um estágio numa empresa ou instituição, garantindo assim uma efetiva aproximação entre a formação académica sólida em matemática e física e a realidade do mundo do trabalho, proporcionando as melhores condições de empregabilidade.  Mais informações aqui.  
02/08/2022
No dia 20 de julho de 2022, realizou-se no Politécnico de Lisboa, a cerimónia de formalização dos termos de aceitação dos 47 projetos aprovados no âmbito da 7.ª edição do Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística - IDI&CA. Divididos por três grandes áreas: escolas artísticas, escolas de ciências sociais e humanas e escolas de tecnologias e engenharias, os 47 projetos, selecionados de entre 80, garantem um financiamento de 5000 euros por parte do Politécnico de Lisboa, o que totaliza um investimento de 235 mil euros. Projetos ISEL: New TopChar – Armando Cordeiro (DEEEA/ISEL) SOLAR H2 – João Gomes (DEQ/ISEL) POSEIDON – Paula Louro (DEETC/ISEL) MMOF4CO2 – Elisabete Alegria (DEQ/ISEL) METALOGIC - Alessandro Fantoni (DEETC/ISEL) NpRiskH2O – Ana Maria Melo (DEQ/ISEL) DEEPINAV – Pedro Vieira (DEETC/ISEL) eS”ST – Mário Véstias (DEETC/ISEL) mAlgae2Dot – Alexandra Costa (DEQ/ISEL) SYNCOHM – Fernando Carreira (DEM/ISEL) 3A – Ricardo Enguiça (DM/ISEL) BioCompost – Maria Teresa Loureiro Santos (DEQ/ISEL) MEVSISMAN – Teresa Morgado (DEM/ISEL) LOWCO2MP – Pedro Raposeiro da Silva (DEC/ISEL) MOBILIZE – Rui Jesus (DEETC/ISEL) ZeoMed – Ângela Nunes (DEQ/ISEL) VF_FGM – Alda Carvalho (DM/ISEL) 3DBioProd – Ana Catarina Sousa (DEQ/ISEL)   Lista de projetos aprovados Imagens: GCI/IPL
02/08/2022
Nos passados dias 25 e 26 de julho ocorreu mais uma edição da formação da Academia MikroTik no Future Internet Lab, do Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (DEETC). Os 10 participantes, alunos dos cursos do DEETC, obtiveram com sucesso o certificado de MikroTik Certified Network Associate (MTCNA). A formação contou com os Professores Nelson Costa, Nuno Cruz e Pedro Ribeiro (DEETC/ISEL), enquanto formadores, e marcou a retoma deste curso breve, após 2 anos de interregno devido à COVID, A Academia MikroTik, presente em mais de 145 países e envolvendo mais de quinhentas instituições de ensino (superior e/ou técnico), confere formação e certificação na área de Networking usando ferramentas MikroTik. O ISEL é a única instituição nacional a integrar este universo e a conferir o certificado de formação.