No passado dia 12 de março de 2025 decorreu a 9ª Edição do Concurso de Pontes de Esparguete, organizado pelo Departamento de Engenharia Civil do ISEL.
Esta iniciativa tem como objetivo incentivar os alunos, proporcionando uma experiência em que possam, não só testar a sua criatividade na procura e escolha de soluções engenhosas e inovadoras, como também, aplicar os conhecimentos e competências obtidos ao longo do curso na construção de pontes com um material trivial como o esparguete. O evento também visa o desenvolvimento de um ambiente salutar na comunidade, sendo de salientar a participação de alunos do curso de Engenharia Mecânica.
O concurso teve forte adesão, contando com a participação de 39 alunos e a apresentação de 12 pontes. A avaliação compreende a categoria de Estética e de Resistência, sendo as pontes submetidas a um ensaio de rotura, avaliada por um Júri composto por Professores do DEC.
Os três primeiros classificados na categoria de Resistência foram: o grupo vencedor “Falcatruas Lda.”, constituído pelos alunos Rodrigo Rodrigues e Pedro Alves; no segundo lugar, o grupo “Engenheiros da Massa”, composta pelos alunos Carlos Moço e Ana Melo; e em terceiro lugar, o grupo “Trio Spaghetti”, constituído pelos alunos Carolina Dinis, Tiago Correia e Leonardo Graça. Na categoria Estética, o grupo vencedor foi o “100Resistência”, constituído pelos alunos Bernardo Reis, Gonçalo Bárbara e António Paixão.
Ver no flickr