Passar para o conteúdo principal
Notícias
O Professor João Gomes (DEQ/ISEL) recebeu, recentemente, o registo internacional como Education Researcher no âmbito do ENTER International Professional Educator Register. Este reconhecimento distingue docentes que se destacam pela investigação em educação, aplicando práticas pedagógicas inovadoras e contribuindo para a melhoria do Ensino Superior.João Gomes é Professor Coordenador c/ Agregação no ISEL e investigador integrado na unidade  FCT: CERENA, Centro de Recursos Naturais e Ambiente/Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa. Entre 2021 e 2025, foi Vice-Presidente do ISEL para a área científica, I&D e projetos. Em 2025, foi distinguido com o título EUR-ING (Engenheiro Europeu, Ingénieur Européen, European Engineer, Europa-Ingenieur) pela Engineers Europe – Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenheiros.Já o ENTER (EngineeriNg educaTors pEdagogical tRaining) é uma iniciativa global que promove a excelência pedagógica no ensino da engenharia, certificando formadores que cumprem padrões elevados de competência técnica e pedagógica. Através do International Professional Register of Engineering Educators, atribui credenciais reconhecidas internacionalmente, como o iPEER (International Professional Engineering Educator Registered), que valida a qualidade profissional dos educadores de engenharia. Dentro deste registo, o perfil Education Researcher é reservado a docentes que desenvolvem investigação relevante na área da educação, publicam resultados, participam em projetos e aplicam metodologias inovadoras no ensino.
João Mascarenhas (DEM/ISEL), docente, investigador na área de Mecânica e Materiais e autor premiado de banda desenhada e ilustração, doou à Biblioteca do ISEL um conjunto de obras da sua autoria.Na doação, incluem-se quatro exemplares da coleção O Menino Triste, bem como títulos resultantes de colaborações, como BDLP #5 (Banda Desenhada da Língua Portuguesa) e O Perigoso Pacifista – Histórias de Adriano Correia de Oliveira.Reconhecido internacionalmente, João Mascarenhas é autor premiado de banda desenhada desde 2001, ano em que iniciou a publicação da sua personagem e alter ego O Menino Triste, que já conta com quatro livros. O seu trabalho tem sido apresentado em vários continentes e integra inúmeros projetos editoriais e fanzines. Venceu o Prémio Nacional de BD do Festival Internacional Amadora BD 2013 (Melhor Fanzine) e o Troféu HQ MIX 2014, no Brasil (Destaque da Língua Portuguesa). Para além da vertente artística, João Mascarenhas é Doutorado em Mecânica e Materiais e tem harmonizado as suas competências científicas e criativas para aproximar a Ciência do grande público através da 9.ª Arte. Há mais de 40 anos, desenvolve bandas desenhadas que divulgam atividades científicas e técnicas, incluindo projetos nacionais e europeus. As suas histórias têm sido publicadas em revistas e livros de caráter científico e técnico, em diversos países. 
Renata Martins Castanheira, estudante da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) do ISEL, participou na 13th Wireless Days Conference, um dos mais relevantes eventos internacionais na área das redes sem fios. A conferência decorreu entre os dias 2 e 4 de dezembro em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, e reuniu investigadores e profissionais de todo o mundo para discutir avanços tecnológicos e desafios futuros.Renata apresentou duas comunicações resultantes de um projeto de investigação desenvolvido no ISEL, intitulado “Planeamento automático de Redes Wi-Fi Densas”, que tem como objetivo criar uma metodologia e uma ferramenta automatizada para otimizar a instalação de pontos de acesso Wi-Fi em redes de grande dimensão. Trata-se de um projeto de iniciação à investigação, no qual a estudante participa de forma voluntária, colaborando em todas as etapas: elaboração da metodologia de planeamento, implementação do software correspondente, testes e redação de artigos científicos.As comunicações apresentadas foram:“Empirical study on the adoption of different Wi-Fi versions: a case study in Lisbon”, um short paper no qual são apresentados resultados de uma análise empírica da adoção das diferentes versões da tecnologia Wi-Fi em Lisboa. O objetivo do trabalho é identificar até que ponto as versões mais recentes do Wi-Fi estão efetivamente em uso e analisar o tempo esperado para adoção de novas versões. O trabalho foi baseado em dados recolhidos em diversos centros comerciais e universidades, espalhados por Lisboa e no aeroporto.“WiFiCoverage: A Fast and Accurate Tool for Automatic Indoor Coverage Analysis”, um trabalho que descreve uma ferramenta para análise de cobertura de sinal Wi-Fi em ambientes indoor. A ferramenta apresentada tem diversos diferenciais em relação ao estado da arte, tendo como principais características baixo erro nos dados gerados pela análise e baixo tempo de execução.
De 2 a 5 de dezembro, o ISEL acolheu a Winter School U!Innovate, uma iniciativa promovida pelo Politécnico de Lisboa (IPL), organizada no âmbito do projeto europeu U!Innovate e focada no desenvolvimento de competências em empreendedorismo.A iniciativa contou com a participação ativa de professores do ISEL, da Escola Superior de Saúde de Lisboa, da Frankfurt University of Applied Sciences, da Odessa National Economic University e da Amsterdam University of Applied Sciences, que dinamizaram workshops técnicos, sessões de mentoria e atividades de cocriação, reforçando a abordagem multidisciplinar essencial ao empreendedorismo de base tecnológica e social.Durante quatro dias, estudantes, docentes e investigadores, provenientes da Alemanha, República Checa, Ucrânia, Países Baixos e Portugal, envolveram-se numa experiência intensiva orientada para a criação de soluções inovadoras e o desenvolvimento de ideias de negócio. A Winter School integrou sessões práticas e desafios colaborativos dedicados ao pensamento empreendedor, modelos de negócio, financiamento e validação de ideias. Os participantes trabalharam com base em propostas reais apresentadas por parceiros externos, aplicando metodologias de inovação, design thinking e desenvolvimento ágil, com o objetivo de transformar problemas em oportunidades de negócio. No final, o grupo foi dividido em equipas multiculturais e desafiado a desenvolver uma solução inovadora que promovesse a neutralidade climática e impulsionasse a criação de cidades inteligentes. Os estudantes Duarte Fonseca e Sofia Salgado, do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia, fizeram parte da equipa que apresentou o pitch vencedor, propondo a criação da TrashMates, uma aplicação que transforma a recolha de lixo urbano numa experiência gamificada através de realidade aumentada, incentivando os utilizadores a limpar as ruas e a ganhar recompensas virtuais e reais, como descontos em supermercados e transportes públicos. a { text-decoration: none; color: #464feb; } tr th, tr td { border: 1px solid #e6e6e6; } tr th { background-color: #f5f5f5; } Veja o álbum de fotografias, no Flickr.Fotografia da equipa vencedora cedida pelos estudantes
A partir de 1 de dezembro de 2025, a Professora Elisabete Alegria assume funções como Vice-Presidente do ISEL, com responsabilidade pela área científica, investigação e desenvolvimento (I&D) e projetos.No âmbito desta redefinição de áreas de atuação, o Professor Pedro Silva, até agora Vice-Presidente com a área que a docente passa a assegurar, fica responsável pela área das infraestruturas e equipamentos.Antes desta nomeação, a Professora Elisabete Alegria já contribuía para o desenvolvimento estratégico da instituição, enquanto assessora para a área científica e projetos.Conheça a equipa que compõe, agora, a Direção do ISEL.
Nos dias 22 e 23 de novembro de 2025, a Ordem dos Engenheiros promoveu, no Porto, as cerimónias comemorativas do Dia Nacional do Engenheiro, um evento que destaca o contributo decisivo da engenharia para o desenvolvimento do País e que assinalou os 89 anos da criação da Ordem e do seu papel na valorização e afirmação da profissão.O Presidente do ISEL, Professor José Nascimento, marcou presença nas celebrações, acompanhado por diversos docentes da instituição. Durante a sessão solene, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando de Almeida Santos, expressou publicamente o seu agradecimento pela presença da comitiva do ISEL, referindo-se a José Nascimento como “um amigo” e sublinhando a relação de proximidade entre as duas instituições, recentemente reforçada através da assinatura de um protocolo de cooperação institucional.No âmbito das distinções atribuídas durante o evento, a Eng.ª Lídia Santiago, docente aposentada do Departamento de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação do ISEL (DEEEA/ISEL), foi homenageada com a Medalha de Prata da Ordem dos Engenheiros, entregue pelo Bastonário e pelos Vice-Presidentes nacionais. A atual Presidente da Assembleia da Região Sul da Ordem dos Engenheiros que, anteriormente, desempenhou funções como Vice-Presidente nacional da Ordem, destacou, no seu discurso, o percurso profissional desenvolvido no ISEL ao longo de 37 anos de carreira docente.