Os estudantes Rui Durão, da Licenciatura em Engenharia Biomédica, e Rita Ludovino, do Mestrado em Engenharia Biomédica, foram distinguidos com os prémios para melhores apresentações no 8.º Simpósio de Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável, que decorreu no passado mês de junho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O trabalho apresentado pelo estudante Rui Durão, intitulado “Nanomateriais de carbono fluorescentes a partir do bagaço da uva: uma abordagem sustentável para deteção de biomoléculas”, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto em Engenharia Biomédica, sob a orientação das professoras Alexandra Costa e Patrícia Barata (DEQ/ISEL). O projeto conquistou o 1.º prémio de melhor poster no painel Transformação Sustentável, destacando-se pela criatividade na valorização de subprodutos da indústria vitivinícola.
A estudante Rita Ludovino foi premiada com o Melhor Póster no painel Ambiente Sustentável, com o trabalho “Valorização de resíduos lignocelulósicos da indústria da castanha”, desenvolvido no âmbito do seu Trabalho Final de Mestrado, com orientação das professoras Alexandra Costa e Magda Semedo (DEQ/ISEL). A investigação foca-se no reaproveitamento de resíduos agroindustriais como recurso em soluções sustentáveis para a área biomédica.
Estas distinções são um reconhecimento do mérito e empenho dos nossos estudantes e das equipas docentes envolvidas, e evidenciam o potencial da Engenharia Biomédica na resposta a desafios ambientais e de sustentabilidade.

