Passar para o conteúdo principal

Estudante do ISEL conquista 1º lugar do Simpósio em Engenharia Civil 2023

Giuseppe Alanza
25 Set 2023

Giuseppe Alanza, estudante do Mestrado em Engenharia Civil do ISEL (área de especialização Vias de Comunicação e Transportes), foi agraciado com o 1º lugar no Simpósio em Engenharia Civil 2023 atribuído pelo Instituto Superior Técnico com o prémio de “Melhor Resumo - Mestrado”.

O Simpósio realizado teve como principal objetivo divulgar os trabalhos académicos (Dissertação/Projeto/Estágio/Seminário ou equivalente) concluídos em 2021 ou 2022, pelos estudantes finalistas/recém-diplomados de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil. A edição de 2023 do Simpósio contou com a participação de 86 candidaturas de estudantes de diversas entidades de ensino superior portuguesas.

O trabalho desenvolvido por Giuseppe Alanza foi orientado pelo professor Doutor Henrique Borges Miranda (DEC/ISEL), Doutora Ana Cristina Freire (LNEC) e professora Doutora Carla Costa (DEC/ISEL), sob o título de Eco-asphalt mixtures made with by-product from oil refining industry. Os estudos realizados compreenderam uma significativa componente experimental desenvolvida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

O trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da substituição parcial do fíler de uma mistura betuminosa por um catalisador de equilíbrio (ECat), para aplicação em pavimentos rodoviários. O ECat é um subproduto gerado em quantidades significativas nas refinarias de petróleo e possui propriedades únicas. Em complemento a produção de misturas betuminosas com ECat contribui para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 12, ODS 9, ODS 11, ODS 15, ODS 17 – da Organização das Nações Unidas (ONU) contribuindo desta forma para a implementação de uma economia mais circular.

Giuseppe Alanza