Passar para o conteúdo principal

ISEL acolheu European Study Groups with Industry (ESGI)

esgi_work
27 Set 2022

Na semana de 5 a 9 de setembro de 2022, realizou-se no ISEL mais uma edição do European Study Groups with Industry (ESGI 161).

Tendo como parceiros a PT-MATHS-IN e o EcMi, e patrocínio da Tecmic, da Solvit e da Wikiservice, o evento foi organizado pelos docentes do departamento de matemática ISEL Carlos Geraldes, Iola Pinto, Nuno Lopes, Ricardo Enguiça e Sandra Aleixo.

Durante a semana, os 34 participantes organizaram-se em três grupos de trabalho, tendo cada grupo participado na construção de soluções para cada um dos desafios:

  • Fleet management and scheduling (TECMIC)
  • Optimal site positioning (Solvit)
  • Water pressure system reliability (Wikiservice)

Destacou-se o empenho de todos na procura de soluções, bem como a partilha de conhecimento entre o tecido empresarial e a academia, que culminou na construção de soluções bem sucedidas para os problemas apresentados e assim a satisfação das empresas.

O ESGI é um encontro que promove o trabalho em parceria entre matemáticos e a indústria. O primeiro ESGI realizou-se em Oxford em 1968, sob o nome de Oxford Study Groups with Industry. A comunidade representada pela Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN) tem uma longa tradição na organização destes eventos em Portugal.