De 1 a 5 de julho, o ISEL promoveu o ISEL Energy Week, um evento dedicado à exploração de tecnologias de energia sustentável. Durante uma semana, os participantes de origem do ensino secundário, do ensino superior, colaboradores de empresas parceiras e docentes, tiveram a oportunidade de visitar diversas empresas, infraestruturas e locais inovadores, enriquecendo assim os seus conhecimentos sobre energias renováveis e soluções tecnológicas avançadas.
A semana teve início com a receção no ISEL e experiências nos laboratórios, seguindo-se a visita ao Smart Campus da Siemens em Alfragide, onde os participantes conheceram tecnologias avançadas de gestão de energia e soluções de automação.
No dia seguinte, já em modo “on the road”, decorreu a visita ao terminal de gás natural liquefeito da REN localizado em Sines, que permitiu aos participantes compreenderem o papel do gás natural na transição energética, visitando as infraestruturas e os processos envolvidos na gestão deste recurso. Um dos pontos altos deste dia foi o encontro com os representantes do projeto de produção de hidrogénio e amoníaco verde da MadoquaP2X, um vetor energético decisivo e emergente com grande potencial para a sustentabilidade energética em Portugal.
Já no terceiro dia, no projeto Molten Salt Platform gerido pela Universidade de Évora, foram exploradas as aplicações dos sais fundidos em sistemas de armazenamento de energia, uma solução promissora para a estabilidade das redes de energia renovável. Seguiu-se a visita à central hídrica de Alqueva e à central solar flutuante da EDP, cujo acesso é realizado através de um muito agradável percurso de barco na albufeira da barragem, e à correspondente infraestrutura de armazenamento de energia, o que destacou a enorme importância de sistemas híbridos de energias renováveis (hídrica e solar) e armazenamento (bombagem e baterias).
No quarto dia, a visita à fábrica da Arquiled na vila de Mora focou-se na tecnologia de iluminação inteligente LED, demonstrando como esta pode contribuir para a redução do consumo energético e para a eficiência luminosa. O modo “on the road” terminou com a visita ao parque eólico de Galegos da EDP, localizado na zona oeste da grande Lisboa.
O ISEL Energy Week é uma experiência imersiva onde se combina a vertente de visitas técnicas com a interação de proximidade com profissionais da área de energia, permitindo a partilhar conhecimentos e vivenciar inovações em primeira mão. O evento proporcionou oportunidades únicas de visitar locais normalmente inacessíveis ao público, fazendo deste programa uma experiência única e enriquecedora. A excelente dinâmica de grupo e o convívio foram essenciais para o sucesso do evento, deixando uma marca significativa nos participantes.