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ISEL participa em nova Formação Online em Competências Digitais

A Universidade de Lisboa (ULisboa) e o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) vão disponibilizar, a partir de 2025, uma nova formação online em competências digitais
05 Jul 2024

A Universidade de Lisboa (ULisboa) e o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) vão disponibilizar, a partir de 2025, uma nova formação online em competências digitais, destinada a jovens e adultos de áreas não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e a profissionais interessados em lecionar nas áreas das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação. A formação será gratuita e os participantes poderão candidatar-se a bolsas de estudo.

Denominado PRODIGI: Rumo ao Futuro - Programa de Formação em PROgramação, Informação e Cidadania DIGItal, o curso é apoiado pelo programa "Reforço das Competências Digitais" no âmbito do PRR. Contará com docentes da Faculdade de Ciências (FC), do Instituto de Educação (IE) da ULisboa, da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do IPL e do Instituto Superior Técnico (IST).

Com um caráter flexível, o programa inclui 22 módulos em áreas como Pensamento Computacional, Inteligência Artificial, Sistemas e Segurança, Engenharia de Software, Experiência do Utilizador, Ética e Didática da Informática, totalizando 96 ECTS, e termina com um projeto integrador.

A formação será maioritariamente online, através de MOOCs (Massive Open Online Courses), permitindo uma organização flexível do tempo de aprendizagem. Apesar de ser possível realizar a formação integralmente à distância, os formandos poderão optar por aulas práticas presenciais para uma aprendizagem mais eficaz. Terão assim a opção de escolher módulos individuais, numa lógica de micro-credenciais, de acordo com os seus interesses e formação prévia, ou percorrer o programa extensivamente assegurando uma formação robusta em competências digitais.

O programa também inclui formação de docentes na área das TIC, com módulos de didática da informática para adequar às necessidades dos alunos do ensino básico e secundário.

A abertura de candidaturas ocorrerá no último trimestre de 2024.

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