Passar para o conteúdo principal

ISEL planta nova mini-floresta urbana

Plantação de 2ª Ilha de biodiversidade no ISEL
07 Fev 2025
07 Fev 2025

No passado dia 28 de janeiro, o ISEL acolheu mais uma iniciativa de plantação de uma mini-floresta urbana (ilha de biodiversidade), recorrendo ao Método de Miyawaki.

A intervenção decorreu numa área bruta de aproximadamente 150 m², situada junto ao campo de jogos do ISEL, onde foram plantadas 150 árvores e arbustos autóctones. Esta ação contou com o patrocínio da empresa Capgemini Internacional e com a organização e apoio de Vítor Gordo (mentor do projeto Ilhas de Biodiversidade) e da professora Alexandra Rodrigues (DEM/ISEL). O evento teve ainda o suporte técnico-científico do biólogo Diogo Mendes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

A atividade reuniu cerca de 50 diretores da Capgemini Internacional, provenientes de diversas partes do mundo, bem como três professoras e duas turmas do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, a assessora do ISEL para a área da sustentabilidade, professora Patrícia Barata, para além docentes do ISEL, reforçando assim o envolvimento da comunidade académica na promoção da sustentabilidade ambiental.

Com esta nova mini-floresta de crescimento rápido no campus do ISEL, pretende-se potenciar a captura de carbono, a purificação do ar e a mitigação do efeito de ilha de calor. Adicionalmente, esta iniciativa visa restaurar ecossistemas, fomentar a biodiversidade e promover a gestão sustentável dos recursos naturais, como a água e o solo. Simultaneamente, contribui para a criação de espaços verdes que beneficiam o bem-estar da comunidade local.

Esta atividade pretendeu contribuir para diversos ODS, nomeadamente o ODS 3 (promover a saúde), o ODS 6 (gestão sustentável da água), o ODS 11 (cidades sustentáveis), o ODS 13 (combater as alterações climáticas), o ODS 15 (proteger a vida terrestre) e o ODS 17 (parcerias para os ODS).

Flickr photos from the Construção da ilha da biodiversidade: Capgemini e ISEL album.


Ver no flickr