Passar para o conteúdo principal

Nova oferta formativa: ISEL aposta na inovação

nova oferta formativa ISEL 2021/2022

Para o próximo ano letivo, 2021/2022, o ISEL propõe dois novos ciclos de estudo: a Licenciatura em Engenharia Física Aplicada (LEFA) e o Mestrado em Matemática Aplicada para a Indústria (MMAI). Em comum, estas duas propostas têm o facto de serem apostas inovadoras e com forte ligação ao mercado de trabalho. 

A LEFA é um curso de licenciatura dedicado ao desenvolvimento de produtos de engenharia criativos e inovadores, adaptados às atuais – e futuras - necessidades da sociedade e do ambiente. Instrumentação e eletrónica, aquisição de dados, robótica, comunicação digital e impressão 3D são algumas das competências que colocarão os futuros licenciados da LEFA na linha da frente aproveitando assim as novas realidades e oportunidades das plataformas de prototipagem eletrónica e da revolução IOT (Internet Of Things). 

A par de uma sólida formação científica sólida em matemática, física e ciências da engenharia, parte significativa do curso desenvolve-se em ambiente de “oficina”, para que os alunos adquiram os seus conhecimentos na prática do laboratório. 

Acreditada pela A3ES pelo período máximo, 6 anos, o funcionamento da LEFA está apenas pendente da autorização para abertura de vagas por parte da Direção Geral do Ensino Superior. 

O Mestrado em Matemática Aplicada à Indústria (MMAI) é o novo curso de mestrado do ISEL numa área de especialização com crescente procura no mundo empresarial/industrial. Destina-se a formar estudantes com capacidades matemáticas e computacionais para resolver problemas multidisciplinares nos setores da indústria - seja na área tecnológica, logística, consultoria, banca, seguros ou I&D. 

Para isso, o MMAI proporciona sólidas competências em métodos analíticos, numéricos e estatísticos e um forte treino em modelação, programação e simulação, através dos quais será possível aplicar a matemática a uma ampla variedade de problemas práticos. Concilia um tronco comum aliado à possibilidade dos alunos construírem o seu próprio perfil através das várias unidades curriculares optativas. 

À semelhança dos cursos oferecidos pelo ISEL, tanto a LEFA como o MMAI foram desenvolvidos em colaboração com várias entidades empresariais e industriais de relevo e ambos culminam na realização de um estágio numa empresa ou instituição, garantindo assim uma efetiva aproximação entre a formação académica e a realidade do mundo do trabalho, proporcionando as melhores condições de empregabilidade aos seus graduados.