Manuel Santos, estudante do ISEL, e Frederico Cerqueira, alumno ISEL, formam a dupla que representou o BinBot, o projeto que venceu a 6ª edição do concurso Red Bull Basement e que representou Portugal na Final Mundial
A ideia foi desenvolvida pelos estudantes Ricardo Oliveira, Manuel Santos, Frederico Cerqueira e Catarina Pedro, enquanto frequentavam a Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, no âmbito da unidade curricular de Empreendedorismo, e nasceu da identificação do problema relacionado com a falta de sistemas eficientes de recolha de resíduos, o que torna as operações de limpeza e manutenção dos espaços públicos um enorme desafio.
O BinBot, um robot autónomo de limpeza urbana que vai revolucionar a limpeza dos espaços exteriores. Alimentado por energia solar, com câmaras, IA e rodas adaptáveis para ultrapassar obstáculos, o BinBot deteta e aspira automaticamente o lixo. O sistema de prensagem interna otimiza o armazenamento, dispondo ainda de detetores de fumo e de um sistema antirroubo que garantem segurança e eficácia.
O projeto, suportado por um Plano de Negócios completo, foi selecionado entre muitas candidaturas nacionais e representou Portugal na final mundial Red Bull Basement, que se realizou em Tóquio, Japão, entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2024, e que este ano contou com mais de 40 países dos 5 continentes.