Passar para o conteúdo principal

Reunião de colaboração entre o ISEL e a Polícia Judiciária destaca projetos inovadores

Reunião de colaboração entre o ISEL e a Polícia Judiciária
04 Out 2024

No dia 10 de setembro de 2024, o ISEL recebeu uma comitiva da Polícia Judiciária (PJ), com o intuito de conhecer os projetos inovadores desenvolvidos por estudantes e docentes do ISEL.

Do lado do ISEL, estiveram presentes o presidente José Nascimento, o presidente do Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores (DEETC), professor Mário Véstias, o coordenador do curso de Licenciatura em Engenharia Informática e Multimédia (LEIM), professor António Teófilo, o professor Pedro Mendes Jorge, em representação do curso de Mestrado em Engenharia Informática e Multimédia (MEIM), o professor Hélder Bastos, orientador do projeto VR COP, e o aluno finalista de MEIM Pablo Ferrer.

Reunião de colaboração entre o ISEL e a Polícia Judiciária

 

A comitiva da PJ incluiu a Diretora Nacional Adjunta, Dr.ª Luísa Proença, responsável pela Inovação, o Diretor do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), Dr. Orlando Mascarenhas, o Diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica, Dr. Carlos Cabreiro, o Coordenador de Investigação Criminal Dr. José Ribeiro, o Inspetor-chefe Humberto Spínola, responsável pela formação de inspetores da PJ, e o Inspetor-chefe Francisco Luís, que é licenciado pelo ISEL em Informática e atual aluno de MEIM.

  Reunião de colaboração entre o ISEL e a Polícia Judiciária  

Após uma breve apresentação da instituição, os participantes da PJ tiveram a oportunidade de conhecer os cursos de LEIM e MEIM, com especial ênfase nas áreas científicas e nos projetos finais desenvolvidos pelos alunos. Um dos pontos altos foi a discussão dos projetos de investigação e das parcerias estabelecidas pelo ISEL com empresas e entidades externas, que têm contribuído para o avanço em áreas tecnológicas relevantes.

Durante a reunião, foram focados dois projetos de grande relevância à comitiva da PJ:
VR Cop: este projeto, desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto do curso de LEIM no ano letivo de 2022/2023, foi proposto pela EUROPOL e visa criar um simulador de abordagens policiais em ambientes de realidade virtual. O aluno finalista de MEIM, Pablo Ferrer, foi o responsável pelo desenvolvimento deste projeto e, após o seu sucesso, aceitou a proposta da Polícia Judiciária para continuar o seu desenvolvimento, dada a sua utilidade no treino de agentes de segurança.

 

Reunião de colaboração entre o ISEL e a Polícia Judiciária

Simulador de Condução Virtual: desenvolvido ao longo de vários anos e coordenado pelo professor André Lourenço, este projeto é um simulador de condução que se distingue pela capacidade de simular os efeitos do cansaço, álcool e substâncias psicotrópicas na condução. Este simulador tem despertado grande interesse, tanto pela sua aplicação em contextos educativos, como pela utilidade no campo da segurança rodoviária.

A visita culminou com a deslocação ao laboratório de simuladores do edifício C, onde a comitiva teve oportunidade de conhecer a CardioID, uma empresa incubada no ISEL. O professor André Lourenço, CEO da empresa, apresentou as soluções tecnológicas inovadoras na área de monitorização biométrica e segurança, destacando-se pelo uso de tecnologias como a eletrocardiografia para identificar o estado físico dos condutores em tempo real.

Reunião de colaboração entre o ISEL e a Polícia Judiciária

A interação com estas soluções reforçou a importância das parcerias entre o ISEL e as empresas incubadas, como a CardioID, para o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda que podem ser aplicadas em áreas como a segurança pública e a saúde.

A reunião reforçou a ligação entre o ISEL e a Polícia Judiciária, abrindo portas a futuras colaborações em áreas como a cibersegurança, o combate ao cibercrime e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a segurança pública.